segunda-feira, 12 de julho de 2021

Saiba como denunciar casos de violência contra a mulher no Ceará

Foto: Divulgação

As agressões cometidas por Iverson de Souza Araújo, o DJ Ivis, contra a ex-mulher Pamella Holanda reacenderam a discussão sobre a violência doméstica contra mulheres. Assim como a digital influencer, as vítimas deste tipo de violência podem registrar o caso na polícia e contam com uma rede de proteção que vão desde o Disque 180 a locais especializados, como a Casa da Mulher Brasileira.


Alguns vídeos com agressões foram divulgados pela influencer digital em uma rede social no domingo (11), mas ainda não é possível dizer quando a violência aconteceu. Os vídeos repercutiram nas redes sociais e, com isso, a produtora Vybbe, responsável pelo gerenciamento da carreira do DJ Ivis, informou que desligou o artista da empresa. Pamella prestou queixa por lesão corporal em 3 de julho, em Eusébio, Grande Fortaleza.


Como denunciar casos de violência doméstica

Além de denunciar em distritos policiais e delegacias especializadas, a mulher em situação de violência doméstica pode recorrer a uma rede assistencial de entidades dos poderes municipal, estadual e federal.


Disque 180


O Disque 180 é o telefone exclusivo de atendimento à mulher do governo federal. O número presta apoio e escuta mulheres em situação de qualquer tipo de violação ou violência de gênero. Por meio do canal, os casos são encaminhados a órgãos competentes.


Delegacia de Defesa da Mulher


O serviço de denúncia em Fortaleza é direcionado para a unidade especializada de Defesa da Mulher, que fica no complexo da Casa da Mulher Brasileira, no Bairro Couto Fernandes. A delegacia também funciona de forma ininterrupta. Além da unidade na capital, há Delegacias de Defesa da Mulher nas cidades de Pacatuba, Caucaia, Maracanaú, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte, Icó, Sobral e Quixadá.


Endereço: Rua Tabuleiro do Norte, s/n, Bairro Couto Fernandes

Telefone: (85) 3108-2950


Casa da Mulher Brasileira


O equipamento gerenciado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), do Governo do Estado, atua no atendimento às mulheres que foram vítimas de violência em Fortaleza.


No mesmo espaço, funciona a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), o Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, uma unidade do Ministério Público e uma da Defensoria Pública, além de um centro de referência municipal.


Na Casa da Mulher, também são ofertados cursos de capacitação profissional dentro da Promoção da Autonomia Econômica, bem como alternativas de abrigamento temporário e espaço infantil para as crianças que estejam acompanhando as mães em atendimento.


Horário de atendimento: 24 horas por dia

Endereço: Rua Teles de Sousa, s/n, Bairro Couto Fernandes

Telefone: (85) 3108-2968


Centro de Referência Municipal Francisca Clotilde


Em Fortaleza, é disponibilizado o Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência Francisca Clotilde. O espaço, que faz parte do complexo da Casa da Mulher Brasileira, promove acompanhamento e encaminha as vítimas aos serviços da rede de atendimento, acolhendo mulheres que sofreram violência psicológica, sexual, física, moral, patrimonial, abuso, exploração, assédio moral e tráfico de mulheres.


Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Endereço: Rua Teles de Sousa, s/n, Bairro Couto Fernandes

Telefone: (85) 3108-2968




*Fonte: G1/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário