terça-feira, 18 de maio de 2021

Semana de Combate à LGBTFOBIA acontece até sexta,21

 

Ceará é o 2° do país com maior número de mortes de trans


Um dia é pouco para lutar pelos direitos e proteção das pessoas LGBTQIA+. Felizmente, ontem, segunda-feira, 17, o assunto foi pauta em todo o mundo o Dia Internacional contra a Homofobia. A imprensa, as pessoas por meio das redes sociais e algumas empresas mostraram todo o seu apoio a causa compartilhando e noticiando o assunto. O dia é muito importante pois dá visibilidade a um tema que ainda é um estigma na sociedade.


Relatório da Associação Nacional de Travestis e Transexuais do Brasil (Antra), 175 transexuais foram mortas no país ano passado, o Ceará ocupa 2° lugar no ranking dos homicídios com 22 vítimas. A maioria aconteceu em Fortaleza e Região Metropolitana registraram o maior número, seguidos dos municípios Missão Velha, Crateus, Camocim, Pacajus, Sobral, Iguatu e Cascavel.


Vale destacar que as pessoas LGBTQIA+ precisam ser respeitadas diariamente, pois o medo de andar na rua, de demonstrar afeto em público e formar uma família, ainda é um grande tabú, mesmo em pleno século XXI. É necessário e urgente que as pessoas parem de estereotipar gays, lésbicas e trans, e o pior, parem de querer mandar nos corpos e na vida dessas pessoas.


Esse já era para ser um assunto superado, porém o Brasil ainda é o país que mais mata gays e transsexuais, sendo assim uma terra ultra preconceituosa e conservadora. Aqui o preconceito está escondido e disfarçado na música, nas piadas de mau gosto, no olhar torto e na rejeição.


Aqui também os filhos ainda sofrem para se “assumir” aos familiares e, muitos, permanecem no “armário” por medo de retaliação e abandono. Porém há quem diga que tudo isso é mimimi, entretanto só quem sabe é quem viveu ou sentiu na pele o preconceito. Sendo assim, em Juazeiro do Norte acontece, até sexta, 21 de Maio, a Semana de Combate a LGBTFOBIA, com uma programação vasta e interessante. A Coordenadora da Casa da Diversidade, Brendha Vlazack, destaca que a Semana tem várias ações como, lives, palestras e entrevistas acerca do tema.


Confira a programação:


Dia 20 de Abril - Quinta-feira


16h Roda de Conversa “LGBTFOBIA É CRIME! 

Casa da Diversidade 


Dia 21 de Abril - Sexta-feira

 

13:30 Palestra “Enfrentamento a LGBTFOBIA E TRANSFOBIA NO SUAS”

Cras Frei Damião Frei Damião.


Casa da Diversidade/ABEMAVI/ Associação Caririense de Luta contra Aids.


Parceria Conselho Municipal de Direitos LGBT/Bixordia/ACEDI





*Com Assessoria Commonike

Nenhum comentário:

Postar um comentário