terça-feira, 4 de maio de 2021

Hemoce realiza campanha para atrair novos doadores de sangue



O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), lança, nesta terça-feira (4), uma nova campanha para atrair novos doadores de sangue. A ação será divulgada em todas as unidades do Hemoce em Fortaleza e nos Hemocentros Regionais do interior do Ceará entre os dias 4 e 31 de maio.


Com o slogan “A Primeira Doação a Gente Nunca Esquece”, o Hemoce pretende sensibilizar e conscientizar a população que ainda não doou sangue para realizar o gesto de solidariedade. Nos últimos três anos, o Hemocentro cearense teve uma redução de cerca de 30% no número de pessoas que doaram pela primeira vez. “É uma ação de incentivo para quem ainda não viveu a experiência de ajudar a salvar vidas doando sangue. Nós precisamos estimular novas pessoas para ampliar o número de doadores e manter a doação como um gesto regular, voluntário, anônimo e altruísta”, explica


Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores do Hemoce. Boa parte das doações de sangue recebidas pelo Hemoce são de voluntários regulares, ou seja, aqueles que doam mais de uma vez por ano. Em 2020, mais de 48% das bolsas coletadas foram de doações deste grupo. “O doador de repetição é aquele que já é consciente do seu papel social, que faz da doação um compromisso e que muitas vezes atua também como um captador para novos voluntários, então o Hemoce agradece imensamente pela participação ativa desses doadores e, nessa campanha, eles também terão um papel importante de mobilização”, pontua Nagéla.


‘Passaporte da Solidariedade’


Uma das estratégias da campanha é que novas pessoas sejam convidadas por quem já é doador. No período da ação, quem doar nas unidades do Hemoce receberá um ticket chamado de Passaporte da Solidariedade O bilhete é um convite para quem ainda não doou. Quem for ao Hemoce e apresentar o ticket, terá atendimento preferencial. “É um incentivo a mais para estimular o gesto de solidariedade, um presente de quem já é solidário e deseja multiplicar as boas ações. O passaporte dá acesso a atendimento prioritário de segunda a sexta-feira em todas as unidades do Hemoce, mas é necessário fazer o agendamento da doação”, indica a coordenadora.


Nas redes sociais haverá também uma ação para engajar os seguidores. Será criado o desafio “Minha Primeira Vez no Hemoce”. A ideia é que os seguidores desafiem os amigos das plataformas digitais a irem aos postos de coleta. O novo doador será motivado a gravar um vídeo contando como foi sua experiência de doar sangue pela primeira vez. A campanha será divulgada em todo o Estado com peças ilustrativas para redes sociais, cartazes, banners e painéis de fotos.


Seja um doador de sangue


O Hemoce relembra que, para ser um doador de sangue, é necessário atender alguns critérios: estar saudável, ter entre 16 e 69 anos de idade – contanto que a primeira doação seja até os 60 anos –, pesar mais de 50kg e apresentar um documento de identificação oficial e com foto.


Os menores de 18 anos precisam do termo de consentimento para doar assinado pelos pais ou responsável legal. O documento está disponível no site do Hemoce ou pode ser retirado em quaisquer das unidades de coleta do Hemocentro.


Agende sua doação


O Hemoce está recebendo os doadores com hora marcada para evitar aglomerações nas unidades. Os voluntários podem agendar um horário pelo site: doador.hemoce.ce.gov.br ou pelos telefones de contato de cada unidade. Em Fortaleza, os doadores podem ligar para (85) 3101.2305 ou (85) 9.9681.7597 – WhatsApp.




*Da redação do Blog do Mateus Silva com Hemoce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário