quarta-feira, 21 de abril de 2021

Farmacêutico e Professor de Química de Brejo Santo tem artigo publicado em Revista no Reino Unido

Professor Jorge Santana (Prof. Edinho). Foto: Arquivo Pessoal


O professor Jorge Santana (Prof. Edinho), teve um artigo científico publicado no último domingo (18/04), na Revista Internacional Food Chemistry do Reino Unido, um dos periódicos de mais alto impacto da Química dos alimentos.


Resumo do artigo:

O artigo do professor foi publicado nesse domingo, dia 18/04/2021, na edição n° 357 da Revista Internacional Food Chemistry (Reino Unido), um dos periódicos de mais alto impacto da Química dos alimentos. O trabalho foi desenvolvido em parceria com pesquisadores da URCA, durante o Mestrado Acadêmico do Prof. Edinho, que teve como orientador o Prof. Doutor Raimundo Nonato (Engenheiro Químico).  A pesquisa propôs e elucidou o uso de uma técnica de análises químicas mais eficaz, simples e menos onerosa (espectrofluorimetria) na quantificação e determinação dos micronutrientes hidrossolúveis (vitaminas do complexo B) na matriz do mel de abelhas, sendo possível o uso em outros alimentos.


A reportagem do Blog do Mateus Silva conversou com o professor e fez as seguintes perguntas:


1. Qual o impacto dessa pesquisa na sociedade?


"Esse tipo de pesquisa traz para a sociedade o desenvolvimento de técnicas capazes de analisarem a composição nutricional e contaminação dos alimentos. Também pode auxiliar os produtores e exportadores de mel da Região do Cariri na competividade de seu produto no mercado, através de desenvolvimento científico e tecnológico". 


2. Como o professor se sente tendo um trabalho de tamanha importância sendo publicado em Revista no Reino Unido?


"Eu costumo dizer que para qualquer pesquisador não existe satisfação maior do que o reconhecimento de seu trabalho. Publicar na Food Chemistry significa, para mim, como ter recebido um prêmio, pois trata-se de uma Revista de impacto mundial e que coloca a nossa pesquisa em elevado patamar no meio científico". 


Biografia:


O professor Jorge Santana (Prof. Edinho) é graduado em Farmácia pela UEPB, com Mestrado em Química Biológica pela URCA. O mesmo atua como Farmacêutico clínico e Professor universitário no Estado de Pernambuco. Além disso, atua no Ensino de Química para o nível médio na cidade de Brejo Santo-CE. 


Confira o artigo na íntegra: LINK





*Da redação do Blog do Mateus Silva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário