quinta-feira, 18 de março de 2021

Novos leitos de UTI covid do Hospital Regional do Cariri lotam em menos de 24h

Foto: Divulgação/Raquel Oliveira


Nesta segunda-feira (15), o Hospital Regional do Cariri (HRC) teve seus leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com casos graves da covid ampliados. Com dez vagas a mais, a unidade passou de 44 para 54 leitos. No entanto, segundo a assessoria do HRC, todas as dez novas vagas foram ocupadas em menos de um dia. Antes disso, o Hospital já se encontrava com 100% de lotação.


O HRC iniciou a ampliação há um mês, tentando acompanhar o aumento no número de casos do novo coronavírus em 2021. No último ano, o local chegou a disponibilizar 108 leitos de UTI durante o primeiro pico da doença.


O Secretário de Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, anunciou que a ampliação contaria com 40 leitos a mais em cada Hospital Regional. Na época, o HRC tinha 31 de UTIs e 13 de enfermaria. Hoje, são 54 para casos graves e 25 para casos leves e médios.


Desde o anúncio, feito há exatamente um mês, o local já abriu 35 novas vagas, porém o número não consegue alcançar a proporção que o vírus está tomando nessa segunda onda. Hoje, quarta-feira (17), o Regional já tem 100% de ocupação.


Além do HRC, estão lotados o Hospital Geral de Brejo Santo, o Hospital e Maternidade São Francisco de Assis (o São Camilo), em Crato, o Hospital São Vicente, em Iguatu, e o Hospital Regional do Icó. Em todo o Cariri, o número total de ocupação é de 96% nas UTIs para adultos e 63% nas enfermarias para adultos. A UTI infantil tem 30% de ocupação e a enfermaria infantil, 6%. Os dados são do IntegraSUS.


*Com Lícia Maia/Badalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário