terça-feira, 2 de março de 2021

Estresse e a ansiedade gerados pela pandemia aumentam a queda de cabelo em mulheres

Foto: Reprodução

 

Farmacêutico explica que homens ainda sofrem mais com o problema 


De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a alopecia ou calvície, como é conhecida popularmente, atinge metade dos homens com até 50 anos. Já o Portal Terra aponta que estudos indicam que nove em cada 10 homens citam a calvície como principal preocupação. Dado divulgado pela Sociedade Brasileira do Cabelo mostra que cerca de 42 milhões de brasileiros sofrem com a calvície, desses há um número expressivo de jovens com idades entre 20 e 25 anos que sofrem com a queda de fios.


De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), 30% da população mundial feminina terá alopecia, conhecida popularmente por calvície, e cerca de 5% das mulheres brasileiras são acometidas por calvície. Neste período de pandemia, a ansiedade e o stress acarretam uma queda de cabelo ainda mais exacerbada, tanto em homens como em mulheres.


O farmacêutico Micalce Santana explica que o homem tem uma predisposição maior para queda de cabelo. “Isso ocorre em função do hormônio testosterona sofrer a ação de uma enzima chamada de 5α-redutase, sendo transformado em diidrotestosterona (DHT). É a DHT que vai agir sobre os folículos pilosos promovendo a sua diminuição progressiva a cada ciclo de crescimento dos cabelos”, disse.


Alopecia androgênica feminina pode surgir em qualquer fase da vida, sendo mais comum após os 40 anos de idade, próximo à menopausa. A testosterona livre na mulher ocorre em torno de 1% e qualquer alteração que eleve a concentração desde hormônio na corrente sanguínea provoca distúrbios na pele e no pelo.


O momento ideal para começar a tratar a calvície é quando surge a queda. A Farmácia Magistral, em Juazeiro do Norte, possui um Kit Antiqueda composto por shampoo de jaborandy com vitamina B12, loção fortalecedora com minoxidil e o recondicionador magistral. Ele não tem contra indicação e nem precisa de receita médica.


Vale ressaltar que a loção capilar com Minoxidil a 5% ajuda a revitalizar o couro cabeludo, aumentando a irrigação sanguínea e fortalecendo os fios existentes, diminuindo a sua queda. O shampoo de Jaborandy com Vit.B12 limpa o couro cabeludo e os fios, revitalizando-os com a vitamina. As cápsulas de Pill Food contêm nutrientes que promovem o crescimento e a saúde dos fios do cabelo, e o recondicionador mantém os efeitos esperados fazendo com que o cabelo volte à sua condição normal.


*Da redação do Blog do Mateus Silva com Assessoria Commonike.

Nenhum comentário:

Postar um comentário