quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Brasil registra uma média de 30 mil novos casos de Hanseníase por ano

Foto: Reprodução

Dermatologista do Cariri explica a importância do tratamento para o controle da doença


Manchas avermelhadas ou brancas na pele, sensação de formigamento, nódulos e placas em qualquer parte do corpo, perda de sensibilidade ao calor ou ao frio são alguns dos sintomas da Hanseníase, uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen.


“A hanseníase acomete a nossa pele e os nervos periféricos, e se não tratada precocemente pode gerar deformidades e incapacidades físicas que trazem tanto estigma para a doença. O tratamento é muito importante para evitar esse ciclo de disseminação”, explica a Dermatologista, Ana Maria Carreño.


No Brasil, nos últimos 10 anos foram 312 mil novos casos registrados, fazendo com que o nosso país ficasse na segunda posição no ranking mundial da doença, atrás apenas da Índia. Por ano, é uma média de 30 mil novos casos, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).


“A transmissão da doença acontece através da tosse ou do espirro de uma pessoa contaminada”, relata a médica, Ana Maria Carreño.


*Da redação do Blog do Mateus Silva com Assessoria Commonike.

Nenhum comentário:

Postar um comentário