segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Novas vacinas no Ceará serão destinadas a idosos a partir dos 75 anos

Foto: Ascom/Governo do Ceará

Gestores da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza estiveram reunidos na manhã deste domingo, 24 de janeiro, na Escola de Saúde Pública (ESP), para decidir a destinação das 72.500 doses de vacina contra a Covid-19 produzidas pela Oxford/AstraZeneca que chegaram na noite de sábado ao Estado. Serão vacinados, a partir de quarta-feira, 27, os idosos com 75 anos ou mais, grupo prioritário da Fase 1 do Plano Nacional de Imunização (PNI), definido pelo Ministério da Saúde.


Serão destinadas para Fortaleza 34% das doses e para o Interior 66%. Tanto na Capital como no Interior, o cadastro dos idosos e a vacinação serão realizados seguindo orientações das respectivas secretarias de saúde dos municípios. A imunização dos idosos poderá acontecer também nas residências ou em locais que disponibilizarão o sistema drive-thru por agendamento. Os locais e forma de agendamento serão divulgados nos próximos dias pelas prefeituras.


A vacina de Oxford/AstraZeneca permite que a segunda porção do imunizante seja aplicada até 90 dias depois, possibilitando que o Estado use todo esse lote em pessoas diferentes, já que há previsão de chegada de novos lotes deste imunizante em fevereiro. A logística de distribuição da vacina dos idosos vai seguir o modelo que foi realizado pela Sesa no lote inicial da CoronaVac. A partir desta segunda-feira, 25, as doses serão enviadas para as 22 Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS) do Ceará.


Profissionais de Saúde


Passada a primeira aplicação de vacinas contra a Covid-19 no Ceará, quando foram priorizados os profissionais de saúde da linha de frente de combate à doença, idosos institucionalizados e indígenas, o Estado planeja agora a imunização de todos os profissionais que trabalham em hospitais polos, hospitais regionais, UPAs e SAMU das regiões cearenses. Será realizada a ampliação contínua da vacinação para profissionais de saúde, sendo utilizadas doses de CoronaVac que estavam na reserva estratégica.


Ampliação da vacinação é uma adequação da estimativa feita pelo Ministério da Saúde à realidade das unidades cearenses. Havia inconsistências quantitativas que serão corrigidas.


“A estratégia foi usar grupos diferentes para vacinas diferentes, para facilitar a identificação na hora da aplicação da segunda dose. Nós vamos priorizar a imunização dos idosos a partir de 75 anos e de 100% dos trabalhadores das unidades de saúde”, destacou o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), durante a reunião.


*Da redação do Blog do Mateus Silva com Sesa/Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário