sábado, 26 de dezembro de 2020

Homenagem de Silvinho Cruz para Normando Sóracles

 

“Conheci” Normando há pouco mais de 15 anos, ainda quando o site miséria engatinhava e até mesmo quando a internet era uma ferramenta de poucos. Naquela ocasião e por isso justifico as aspas do começo do relato, Normando procurava correspondentes dessa área do sul do cariri que pudessem o ajudar a dá notoriedade ao site através de furos de noticias. Não sei de que forma e o porquê, mas certa noite meu telefone tocou e era ele do outro lado da linha. Se identificou e disse querer contar com minha ajuda. Nunca assinei uma matéria, até mesmo por que a intenção não era essa de aparecer, não sou redator e muito menos repórter, mas de fato, pude dar minha parcela de contribuição ao amigo através de algumas noticias que lhe envie. 


O tempo passou e fomos perdendo contato. Só conhecia Normando por foto. 

O site cresceu, virou um folhetim jornalístico visto em todo Brasil. Depois Passei a conhece-lo por suas matérias ao vivo. Acompanhei a evolução de Normando como radialista, politico, repórter...

Algumas pessoas o acham polemico, outras, amostrado. Uns lhe veem como politico, outros como repórter de olho no furo de noticia.

Mas vou dizer de que maneira o “conheci”... 

Certa vez estava no aeroporto de Fortaleza junto com meu filho esperando o voo para o cariri que estava marcado para 18h. Fizemos o check-in e fomos para área de embarque e lá estava Normando. Havíamos por muito tempo falado ao telefone, mas nunca nos visto pessoalmente. Ele estava sentando, lendo um jornal. Sentei algumas cadeiras a sua frente certo que logo iria me apresentar. Dei o lanche do meu filho e quando retornei a visão para onde Normando estava sentado ele já estava rodeado de gente, daquela forma que sempre o vimos nas matérias, sempre muito conversador. E falava com uma pessoa e, mexia com outra... 

O voo atrasou. Assim foi noticiado pela empresa aérea. Quase todos os passageiros já ficaram um tanto irritados. 

Depois de quase uma hora de espera houve um fato inusitado. Chega ali o tão renomado medico Drauzio Varela que iria embarcar em outro voo com destino a São Paulo. 

Vi quando Normando de longe o avistou e comentou com algumas pessoas que estava a sua volta indagando se era mesmo o Doutor. 

Normando foi, sentou bem do lado dele, abriu seu jornal e olhava sorrateiramente para o rosto de Dr. Drauzio. Minutos depois levantou-se e voltou para seu lugar, comentando que se tratava dele mesmo.

Os passageiros que conhecia Normando o perguntaram por que ele não iria entrevista-lo. Era uma oportunidade única. 

Ali foi a primeira vez que vi Normando encabulado dizendo que tinha vergonha. 

Dr. Drauzio embarcou e seguiu seu destino. Em seguida nos informaram que nosso voo seria cancelado. 

Desta forma os ânimos se acaloraram. Quase todos os passageiros que tinham compromisso marcado ficaram revoltosos. Uma família estava vindo para um velório de um parente em Juazeiro.   

Todos foram cobrar explicação no balcão da empresa e ai “conheci” o Normando.

O Normando que apartou a briga de um passageiro com o funcionário da empresa aérea.

O Normando que não deixou a policia prender esse mesmo passageiro.

O Normando que foi atrás de cadeira de rodas para um idoso voltar ao saguão. 

O Normando que negociou com a empresa para ao menos a família que estava de luto seguir em outro voo para Juazeiro.

O Normando que cobrou todos os direitos dos passageiros desde a refeição, até a alocação em hotéis.

O Normando que acalmava um e outro.

O Normando ser humano...

Enfim... Não precisei conhece-lo. Ele se apresentou a mim dessa forma e essa é a visão que vou guardar dele. UM HOMEM BOM.

Sem dúvidas o cariri tem uma de suas grandes perdas nos últimos anos. 

Perde o Jornalismo, perde a politica, perde o povo.

Que o senhor Jesus conforte sua família e lhe dê o bom lugar no Céu.


Por Silvino Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário