sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Saiba os cuidados necessários nas compras online nesta Black Friday e veja como denunciar possíveis fraudes

Foto: Reprodução/Google

A famosa Black Friday acontece nesta sexta-feira (27), e com ela vem a oportunidade dos consumidores encontrarem produtos mais baratos e dos comerciantes esvaziarem os estoque para as compras de final de ano.


Neste ano, diante do cenário de pandemia, muitas pessoas vão fazer suas compras online e é importe se atentar para alguns pontos, diz Magda Araújo, que atua no campo dos negócios.

“Primeiro tem que ter cuidado com sua senha, sem repetir a mesma em todos os cadastros, pois, se essa senha for roubada, essa pessoa pode ter acesso a todos os seus dados. Segundo, é necessário que tenha um Antivírus muito bom no seu computador ou celular para identificar os sites maldosos. Além disso, prestar atenção nas redes abertas, pois redes gratuitas podem não estar protegidas, e verificar os sites de compras, bem como suas recomendações”, indica Magda.

Uma recomendação importante após decidir fazer suas compras é proteger o cartão de crédito, desabilitando a opção salvar seus dados no site. Lojas que aceitam apenas transferências e boletos podem não ser tão confiáveis, portanto é indicado fazer fotos de tela durante a compra, comprovando sua ação, para caso seja necessário fazer alguma reclamação.


Se atentar aos links enviados via WhatsApp ou E-mail, confiando apenas nos links das lojas oficiais, pois, ao entrar em determinados sites ou baixar arquivos irregulares, pode haver o roubo de seus dados.


Denúncias

O Procon está aberto para ajudar a todos consumidores em casos do não cumprimento de ofertas, publicidade enganosa, prática abusiva ou qualquer outro desrespeito ao direito do consumidor, que pode acontecer até com os consumidores mais cautelosos. Para fazer sua denúncia, clique aqui.

“É interessante ficar atento às letrinhas pequenas, na questão dos fretes, comparar os preços e ter paciência na hora de fazer as compras para não haver problemas futuros”, afirma Magda Araújo.


*Da redação do Blog do Mateus Silva com Bárbara de Alencar/Badalo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário