segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Em quatro anos, nascimento de prematuros no Ceará cai mais de 32%; média é de um bebê prematuro a cada 10 nascidos vivos

Os pais de Felipe com ele na UTI Neonatal quando o bebê ficou internado cerca de quatro meses

No Cariri, Clínica Fisio&Terapias auxilia pais e mães no tratamento das crianças, principalmente, que nascem antes da hora e precisam de acompanhamento 

 

A prematuridade é uma realidade na vida de muitas famílias brasileiras, segundo a Organização Mundial da Saúde no Brasil cerca de 11,7% do total de nascimentos são prematuros. A maioria dos casos decorre de gestações na adolescência ou tardias, de pré-natal deficitário e de doenças maternas. Além disso, de acordo com a ONG Prematuridade.com, o nascimento precoce configura como a principal causa da mortalidade infantil de crianças até 5 anos de idade em todo o mundo.


No Ceará, de acordo com dados da SESA – Secretaria de Saúde do Estado, de janeiro ao início de novembro de 2019 nasceram aproximadamente 12.061 prematuros no estado. Se configuram como prematuros crianças que nasceram abaixo de 37 semanas de gestação, o termo utilizado para esses nascimentos é o Pré-Termo. O estado teve uma baixa de nascimentos quando comparado os dados de 2015 a 2019, de quase 32, 67%, segundo dados da SESA. A média é de que para cada 100 bebês nascidos vivos no Ceará, cerca de 11 chegam antes da hora.


A prematuridade pode acarretar algumas condições que podem ser chamadas de atraso de desenvolvimento. De acordo com o Blog Neurológica o atraso ocorre quando a criança não atinge os marcos deste desenvolvimento no período esperado. Estes marcos são, por exemplo, a idade de sentar, de andar ou de iniciar a fala. A idade em que cada um destes marcos deve ser alcançado é estabelecida de acordo com a média de idade em que ocorre; existem algumas variações de um indivíduo para outro, e quando não é atingido ao prazo máximo, configura-se o atraso. Este pode ocorrer em uma ou várias áreas – por exemplo, habilidades motoras, linguísticas, sociais ou de coordenação motora refinada.


Tendo esse anseio de ajudar essas famílias que precisam de um acompanhamento diferenciado, no Cariri foi criada a Clínica Fisio e Terapias localizada na cidade do Crato. A Clínica tem como objetivo dar essa possibilidade as famílias e ao paciente uma vida saudável criando um espaço bastante familiar e amigável. A fundadora é a Kátia Barboza que é especialista em fisioterapia neonatal e pediátrica e criou a clínica no ano de 2015.  No espaço são oferecidos tratamentos como fisioterapia, terapia ocupacional, nutrição, ortopedia pediátrica, fonoaudiologia e psicologia.


Uma das mães que tiveram esse acompanhamento da clínica foi a Hannah Tavares, que é mãe do Felipe, prematuro de 24 semanas. Ela pede que os médicos encaminhem logo os bebês prematuros para a estimulação precoce, pois quanto mais cedo o tratamento começar é melhor para o desenvolvimento das crianças.


Além disso, o mês de novembro é conhecido também como Novembro Roxo, em prol da campanha de sensibilidade às crianças que nascem prematuras e que precisam de acompanhamento. De acordo com ONG Prematuridade, a cor roxa simboliza sensibilidade e individualidade, características que são muito peculiares aos bebês prematuros. O roxo também significa transmutação e mudança, assim como no desenvolvimento de um bebê prematuro.





*Da redação do Blog do Mateus Silva com Assessoria de Imprensa Commonike.

Nenhum comentário:

Postar um comentário