domingo, 15 de novembro de 2020

Eleitores reclamam de alterações em seções eleitorais no Ceará; 850 mil pessoas foram impactadas

Foto: Theyse Viana

Eleitores de diferentes regiões do Ceará passaram por um susto ao chegar no local de votação neste domingo (15). Por conta da pandemia do coronavírus, a Justiça Eleitoral realizou uma equalização em seções eleitorais com o objetivo de otimizar a utilização das urnas eletrônicas. Por isso, cerca de 850 mil cearenses tiveram as seções eleitorais alteradas, ainda que os locais de votação permanecessem os mesmos.


Em Fortaleza, os eleitores que buscaram a Escola Estadual de Educação Profissional Presidente Roosevelt, no bairro Parque Araxá, foram surpreendidos com uma placa de informação sobre a mudança das seções eleitorais. As urnas foram transferidas para a sede da Secretaria Executiva Regional I, no bairro Farias Brito.


O eleitor Rodrigo Braga de Paula, 20, disse que tentou ver antes o local de votação pelo site do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), mas não conseguiu acesso. "Fiquei sabendo quando cheguei na escola Eu até tentei checar o local pela internet, mas o site estava caindo.


Em Sobral, houve também registro de mudança de seções de votação. O candidato a prefeito Oscar Rodrigues (MDB), assim que chegou em uma unidade do Sesi, se dirigiu à sala onde normalmente votava, contudo, o nome dele não constava na lista. Um dos mesários informou que o local de votação dele havia sido transferido para outra sala.

Mudanças

O TRE-CE informou que divulgou amplamente que 850 mil eleitores no Ceará tiveram as seções alteradas, dentro do mesmo local. Nos pontos de votação, o órgão também conta com auxiliares de divulgação com listagens para orientar os eleitores acerca das seções.


Sobre as dificuldades de acesso no site para consultar os locais de votação, o órgão explicou que, com a enorme procura, os sistemas demoram a responder. O eleitor que não consultou previamente o local de votação deve buscar informações no Disque Eleitor 148, site e e-Título ou através do chatbot da Justiça Eleitoral.


Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário