sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Lava Jato no Ceará cumpre mandados e investiga doações eleitorais

Foto: Divulgação/PF

Fortaleza é uma das três cidades onde a Polícia Federal cumpre 17 mandados de busca e apreensão no âmbito da operação Lava Jato. A investigação é parte da Operação Lava Jato Eleitoral, que começou em 2018 com delação premiada dos executivos do Grupo J & F. A Justiça Eleitoral de Fortaleza também expediu mandados para São Paulo e Salvador.


A fase, intitulada Operação Marquetagem, busca provas sobre condutas supostamente ilícitas de agentes políticos e empresários envolvidos na liberação de créditos tributários pelo Programa de Incentivos às Atividades Portuárias e Industriais do Ceará (Pproapi), em troca do recebimento de vantagem indevida.


Conforme a investigação, os pagamentos somavam R$ 25 milhões e teriam ocorrido a partir da simulação da prestação de serviços publicitários e do uso de notas fiscais frias. Também foram feitas doações oficiais para campanhas eleitorais nos anos de 2010 e 2014.


De acordo com a PF, os investigados poderão responder pelos crimes de falsidade ideológica eleitoral, corrupção, lavagem de dinheiro e integrar organização criminosa. A operação foi batizada de Marquetagem em alusão ao significado do termo que define o uso da publicidade distantes dos valores éticos.


*Fonte: O POVO Online


Nenhum comentário:

Postar um comentário