segunda-feira, 14 de setembro de 2020

MPCE promove Cursos Guardiões da Vida 2020 para profissionais de segurança pública

 

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Programa Vidas Preservadas e do Centro de Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), promove, de  15 a 20 de setembro, das 14h às 17h, o Curso Guardiões da Vida 2020. A capacitação, destinada aos profissionais da segurança pública do Estado do Ceará, tem como objetivo preparar profissionais para conhecer a teoria geral do suicídio, tipos de prevenção, perceber adoecimento e sofrimento emocional, identificar sinais de alerta e encaminhar para serviços de saúde física e mental.


Com o apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), o curso integra a campanha Setembro Amarelo 2020 e será ofertado por meio da plataforma Microsoft Teams. Os interessados devem se inscrever em www.cursos.mpce.mp.br 

 

Visando a redução de suicídios policiais e a melhoria nas relações interpessoais da atividade policial, a capacitação tem carga horária de 20 horas, sendo 18 horas de aulas expositivas, 1 hora de instruções gerais e apresentação do treinamento, e 1 hora de avaliação. Ao todo, serão ministradas quatros disciplinas: Teoria geral do suicídio; Atuação do psicólogo em atividade policial e prevenção de suicídios; Atividade policial, sofrimento emocional e autocuidados; Aspectos jurídicos em suicídio; Psiquiatria em prevenção de suicídios; e Orientações de acesso à plataforma de ensino e avaliação dos alunos. 


As aulas serão ministradas por Évna América de Aquino, titular da 1ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa e especialista em Políticas Públicas e Gestão em Segurança Pública; José Edir Paixão, tenente coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e mestre em Saúde Pública; Rebeca Moreira Rangel, psicóloga e mestre em Políticas Públicas; Carla Barbosa Brandão, médica, psiquiatra e especialista em Terapia Cognitivo Comportamental; Luiz Henrique Amorim, cabo do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e especialista em Telecomunicações; e Roberto Hugo, mestre em Matemática e especialista em Gestão de Desastres.

  

Serviço  

“Curso Guardiões da Vida 2020 – Profissionais de segurança pública 

Quando: de 15 a 20 de setembro 

Horário: das 14h às 17h 

Público-alvo: Profissionais de segurança pública do Estado do Ceará 

Inscrições: www.cursos.mpce.mp.br 

Acesso: Plataforma Microsoft Teams 

Nenhum comentário:

Postar um comentário