sábado, 19 de setembro de 2020

Covid-19: CE tem a menor taxa de transmissão do Nordeste

Foto: Tatiana Fortes/Governo do Ceará

Com a desaceleração de diagnósticos positivos e mortes por Covid-19 no Ceará, os indicadores que aferem a intensidade da pandemia também estão recuando. Atualmente, segundo estudo publicado pelo Comitê Científico do Nordeste ontem (18), o número de reprodução (RT) do novo coronavírus SARS-CoV-2 no Estado marca 0,13, o menor índice do Nordeste. Na prática, o dado revela que cada infectado passa a doença para menos de uma pessoa e “indica decrescimento de casos ativos”. 


Em situação similar a do Ceará estão Maranhão (0,63); Paraíba (entre 0,65 e 0,90); Pernambuco (0,70); Alagoas (entre 0,70 e 0,90); Sergipe (entre 0,70 e 1,00); Piauí (entre 0,75 e 0,875) e Bahia (entre 0,79 e 0,97). Apenas o Rio Grande Norte possui RT igual a 1,0, segundo o levantamento.


Até o dia 12 setembro, quando os dados analisados foram tabulados, o Ceará apresentou “baixo isolamento social”, uma vez que o Plano de Retomada das Atividades Econômicas locais está na 4ª fase em todos os 184 municípios. Ainda assim, o estudo revela que a situação epidemiológica é de baixo número de óbitos. “Observou-se que a abertura foi gradual e controlada, e que existe um baixo risco na evolução da epidemia nas próximas semanas”, projeta o Comitê. 


Pico

Durante o mês de maio, quando ocorreu o pico da pandemia no Ceará, a taxa de transmissão da Covid-19 chegou a 2,0 no Estado e 2,02 em Fortaleza, de acordo com a plataforma IntegraSUS da Secretaria da Saúde (Sesa). O RT atual também é inferior ao registrado após a confirmação dos primeiros casos, em março. Naquele mês, início da reclusão domiciliar determinada por decreto, o índice era de 1,78.



Fonte: Diário do Nordeste

Leia a matéria na íntegra: LINK

Nenhum comentário:

Postar um comentário