sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Respirar fumaça de queimada pode causar infarto e até AVC

Foto: Itallo Rodrigues

Duvido muito que se alguém que “toca fogo” no mato ou em lixo saiba que ele é o primeiro a correr o risco, por estar respirando a fumaça da própria queimada que provoca.


Toda vez que alguém quer fazer a popular “limpa” próximo às casas ou ambientes comerciais ou até mesmo queimar o lixo para se livrar do “problema”, está provocando uma situação ainda mais grave e preocupante contra a saúde.


“Dióxido de enxofre, ozônio, nitrogênio prejudicam nossa pele, a vascularização sanguínea, aumenta fatores de inflamação e pode aumentar índice de infarto, AVC e crescimento de aneurisma, além do mais comum que são as doenças como pneumonia e crises asmáticas”, alerta o neurocirurgião do Hospital Santo Antônio, José Júnior Correia.

“Cultura” de queimada no Cariri só traz prejuízos à saúde

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o pico de registros costuma ser em novembro, mas o segundo semestre do ano no Ceará, de forma geral, é marcado pelo aumento das queimadas.


O avanço dos casos começa justamente agora, em agosto, e costuma ocorrer em decorrência das condições naturais e também por ação humana. Entre os principais fatores meteorológicos estão às altas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar.


“A própria redução ou ausência de chuvas também contribui, pois torna a vegetação seca, transformando-se em combustível para o fogo. Depois que uma queimada ou incêndio florestal começa, os ventos mais fortes ajudam a alastrar as chamas”, explica a gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto.


Se não podemos controlar a natureza, devemos controlar a ação humana. Uma forma de combate também é a denúncia à Polícia Militar Ambiental, já que tocar fogo na mata ou lixo, é crime, como consta no artigo 41 da Lei de Crimes Ambientais e a pena de reclusão pode ser de dois a quatro anos.


*Da redação do Blog do Mateus Silva com Site Badalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário