quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Crato discute criação de um selo de segurança para estabelecimentos comerciais

Foto: Barbara de Alencar


A Gestão Municipal do Crato realizou na última segunda-feira (10), mais uma reunião virtual com os integrantes do Grupo de Trabalho do Plano de Retomada das Atividades Produtivas, com o objetivo de analisar as medidas adotadas pelo Governo Municipal no combate ao novo coronavírus para a segunda semana da Fase 1 de retomada das atividades.

Com o objetivo de avançar nas medidas, durante o encontro, foi proposta pela Secretaria de Saúde, a criação de um Selo de Segurança para os estabelecimentos comerciais. Para isso, os estabelecimentos receberão visitas da vigilância sanitária para o recebimento do selo, caso venha atendendo as normas estabelecidas pelo decreto municipal.


Segundo a secretária de Saúde, Marina Feitosa, o objetivo é de levar segurança para a população. “A ideia é que as orientações sanitárias sejam seguidas pelos estabelecimentos para que não sejam notificados, e assim possamos ter efetivação das ações da saúde e avançarmos na retomada”, disse a secretária.


A reunião contou também com a presença da gerente da Célula da Vigilância Sanitária, Ana Lígia Aquino, que ressaltou o aumentou do número de segmentos que voltaram ao funcionamento. Segundo ela, a vigilância vem orientando tanto as pessoas como os estabelecimentos autorizados à retomada das atividades. “Estamos tentando sensibilizar os proprietários para que cumpram o decreto municipal, orientando os estabelecimentos quanto ao quantitativo de funcionários, distanciamento, uso de álcool, máscara, além da fiscalização noturna em estabelecimentos de restaurantes, como espetinhos, lanchonetes e postos de gasolina”, comenta Ana Lígia.


O procurador adjunto do município, Rennan Xenofonte, falou sobre os encaminhamentos da semana anterior, e destacou que será analisado a situação de alguns estabelecimentos estarem funcionando por meio de venda de produtos essenciais, quando não fazem parte de sua atividade comercial.


O diretor do SEBRAE Crato, Edio Callou, propôs uma capacitação para os empresários, visando ampliar as orientações e protocolos para o cumprimento da retomada, seguindo as medidas determinadas pelo decreto.


O encontro, que acontece semanalmente, planeja e avalia o plano de retomada segura das atividades econômicas após a pandemia. Fazem parte do grupo, representantes do Legislativo Municipal, CDL Crato; Sebrae; Associação Comercial; Sindilojas; UFCA, URCA, Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável; empresários locais e demais secretarias municipais.


*Da redação do Blog do Mateus Silva com Site Badalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário