segunda-feira, 15 de junho de 2020

Sesc promove campanha de conscientização da violência contra a pessoa idosa

Foto: Jr Panela
Enquanto todos buscam se proteger da ameaça da Covid-19, a preocupação com os idosos é ainda maior. O grupo está entre os mais vulneráveis ao coronavírus e, por isso, precisa estar de forma efetiva em isolamento social, de modo a minimizar os riscos de contágio.


No entanto, é estando em seus lares que muitos deles estão sendo vítimas de violência. De acordo com o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), nos cinco primeiros meses de 2020, houve um aumento de 32,5% no número de denúncias em relação ao mesmo período do ano passado.

Para alguns especialistas, esse crescimento significativo pode estar relacionado ao isolamento social, uma vez que parte considerável dos casos acontece dentro de casa.

Como forma de alertar a população para esse problema e propor uma reflexão sobre o tema, o Sesc dá início nessa segunda-feira (15), Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, a uma campanha nacional de mobilização a partir de uma série de ações que acontecerão virtualmente de 15 a 21 de junho, com o tema “Onde mora a violência?”.

No primeiro dia, às 16h, será realizado um bate-papo online com participação de Alexandre Kalache, idoso, presidente do Centro Internacional da Longevidade Brasil (CILB), membro do Conselho Consultivo das Cidades e Comunidades Amigas do Idoso da OMS; Alexandre Silva, doutor em Saúde Pública (USP), Professor adjunto do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ); Conceição Evaristo, idosa, escritora brasileira, doutora em Literatura Comparada na Universidade Federal Fluminense.

Com transmissão pelo www.youtube.com/sescsp, a live vai discutir, dentre outros temas, o processo de envelhecimento, o papel da sociedade em relação à valorização, ao respeito e à garantia de direitos da pessoa idosa e qual o nosso papel no enfrentamento à violência dos longevos neste período de pandemia.

Além disso, durante todo o período da campanha, serão divulgados nas redes sociais do Sesc e em aplicativos de mensagens, como o Whatsapp, conteúdos de comunicação como forma de conscientizar a população sobre os diferentes tipos de violência sofridas pelos idosos.

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, em 2006. A data tem como principal objetivo criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra essas pessoas, a partir da apresentação, do debate e do fortalecimento das diversas maneiras de prevenção, como forma de garantir o envelhecimento digno, saudável e tranquilo da população.

Ações locais

As unidades do Sesc em todo o País também realizarão intervenções locais ao longo da campanha, envolvendo a temática. Enquanto entidade apoiadora do Fórum Cearense de Políticas para o Idoso – FOCEPI, O Sesc Fortaleza estará enquanto articulador, juntamente a este Fórum e a Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa – OAB Ceará, divulgando a Campanha “Violência Não”, com destaque para a realização de uma live no dia 18 de junho, às 15h, pela plataforma Zoom.

O evento, que será conduzido pela Dra. Janaína Braga, Delegada da Delegacia do Idoso e da Pessoa com Deficiência, contará com a participação dos/as idosos/as, instituições que militam no fortalecimento da Política Pública para a Pessoa Idosa e demais integrantes do Sistema de Garantia de Direitos. Ainda na Capital, a unidade do Sesc Centro irá produzir conteúdo para as mídias sociais abordando questões relacionadas ao tema.

O Sesc Sobral, por sua vez, vai criar conteúdo em formato de vídeo, com a participação dos idosos voluntários do projeto Cidadania Ativa, com cartazes contendo frases de conscientização, que serão repassados aos grupos de Whatsapp.

Além disso, todo o conteúdo da campanha nacional, bem como a programação de lives e outras atividades relacionadas, será compartilhada entre os idosos atendidos pelo Trabalho Social com Grupos da unidade sobralense.

No Cariri, de 16 a 24 de junho, também haverá atividades alusivas à campanha, através das unidades do Sesc Juazeiro do Norte e Crato, com a realização de lives, e programações que destacam a divulgação de vídeos alusivos à campanha (feitos junto com os idosos do TSI), bem como, materiais informativos sobre os tipos de violência. Além disso, bate-papo com os idosos, chá literário com tema “Onde Mora a Violência?” contando com a participação especial de profissionais como psicólogos e assistentes sociais para falar do assunto, além de São João literário com muita troca de afeto virtual.

Já na região Centro Sul, em Iguatu, de 17 a 19, a unidade do Sesc iguatuense traz sua programação destacando o tema principal “A violência contra o idoso em tempo de pandemia”. As atividades são oficinas para os idosos do TSI da unidade e Vila Centenária, com as temáticas “Onde Mora a Violência?” e Violência contra o Idoso: saiba reconhecer e combatê-la. As lives serão transmitidas via Google Meet.

Ativos e conectados

Essa não é a única iniciativa focada nesse público especificamente, tanto antes quanto durante a pandemia. Por meio do Trabalho Social com Grupos, o Sesc aposta nos aplicativos de mensagens e chamadas em vídeo para estimular o convívio entre os idosos. Assim, a instituição criou um cronograma de ações online, a partir de grupos de Whatsapp, como forma de manter o vínculo e evitar o isolamento.

As atividades estão sendo realizadas desde o início do isolamento social, com o envio diário de materiais de estímulo cognitivo, vocal, escrita e organização da rotina, dentre outros temas de interesse dos idosos. Desde o final de março, as atividades eram repassadas nos grupos do Whatsapp pré-existentes, que, consequentemente foram utilizados potencialmente no início do distanciamento social.

A partir de maio, o TSG decidiu padronizar os conteúdos ofertados aos idosos, de modo que os grupos que, a priori, tinham propósitos bem demarcados, recebessem atividades diversificadas, ampliando assim as ações e repertório de atuação.

Além disso, foi criado um novo grupo, o #tudoemcasa, destinado às pessoas que frequentavam as programações, mas não estavam inseridas em nenhum grupo e demostraram interesse no acesso ao conteúdo online.

A programação do TSG durante o isolamento social segue de maneira fixa, como forma de criar uma rotina para os participantes e evitar um fluxo indiscriminado de informações publicadas, “uma vez que eles também precisam ordenar o tempo para realização de outras atividades de seus cotidianos. E toda semana, a equipe muda o estímulo das atividades”, ressalta a Supervisora.

Assim, são desenvolvidos trabalhos com memória afetiva, cognição, culinária, artes, dentre outros temas de interesse. Às terças e sextas, os idosos participam das atividades integrativas, que são as ações de mobilização e socialização por meio das redes sociais e plantões de ligação. Na quinta-feira, eles são convidados e estimulados a participarem de lives, com destaque para a programação do “Tudo em Casa Fecomércio”.

Além disso, sempre às terças-feiras, o TSG compartilha entre os idosos tutoriais com informações básicas sobre o acesso a alguns aplicativos essenciais neste período.

Outra iniciativa que está levando saúde e bem-estar para a turma do TSG é o #Fitemcasa, desenvolvido em parceria com o Departamento Físico Esportivo (DFE) do Sesc Fortaleza. Também sempre às terças-feiras, são compartilhados vídeos com sugestões de atividades físicas para serem realizadas em casa.

Serviço:
Sesc – Campanha de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa
Período: 15 a 21 de junho
Mais informações: www.sesc-ce.com.br
Live: A violência contra o idoso durante a pandemia
Dia: 15 de junho
Horário: 16h

Transmissão: www.youtube.com/sescsp
Live: Violência não
Dia: 18 de junho
Horário: 15h
Transmissão: via aplicativo Zoom.
Mais informações: Instagram @sescce

CARIRI
Sesc Juazeiro do Norte
Bate-papo e tira dúvidas sobre violência, que será realizada com os idosos do TSI através do aplicativo Zoom, às 14h;
Dia: 19 de junho
Horário: 14h
Transmissão: via aplicativo Zoom

Sesc Crato
Live: Onde Mora a Violência?
Dia: 17 de junho
Horário: 15h às 16h
Transmissão: plataforma tresmeyard e transmitido pelo Youtube: https://youtu.be/drYpJLB_MpE

Live: São João Literário (Texto literário, São João, música, comidas típicas e troca de afeto virtual)

Dia: 24 de junho
Horário: 15 às 16h
Transmissão: plataforma tresmeyard e transmitido pelo Youtube: https://youtu.be/drYpJLB_MpE

IGUATU
Sesc Iguatu
Oficina para os idosos do TSI da vila Centenária. Temática: Onde mora a violência.

Dia: 17 de junho
Horário: 16h
Transmissão: via Google Meet: https://meet.google.com/heh-demi-pis
Oficina para os idosos do TSI (Temática: Violência contra o Idoso: saiba reconhecer e combatê-la)

Dia: 18 de junho
Horário: 19h
Transmissão: via Google Meet: https://meet.google.com/heh-demi-pis
Oficina para os idosos do TSI (Temática: Onde mora a violência)

Dia: 19 de junho
Horário: 08h
Transmissão: via Google Meet: https://meet.google.com/heh-demi-pis



*Da redação do Blog do Mateus Silva com informações do SESC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário