sábado, 16 de maio de 2020

Falta de EPIs e materiais de higiene é entrave para hospitais do Ceará

Foto: Camila Lima
O contingente de pacientes durante a pandemia de Covid-19 traz dificuldades ao sistema de Saúde do Ceará. Por vezes, o atendimento não é o mais preciso por falhas na infraestrutura das unidades: ausência de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) ou materiais de higiene, por exemplo. O diagnóstico é dos próprios médicos, através de reclamações listadas no Conselho Federal de Medicina (CFM). O Estado é o 2º do Nordeste em denúncias dos profissionais, totalizando 118.


O órgão instalou um canal de comunicação para acolher acusações e as distribuiu por campos como medicamentos, recursos humanos (enfermeiros, médicos e equipe de limpeza), além de logística de atendimento. O laudo permite o Raio-X do acolhimento de pacientes com o novo coronavírus (Sars-CoV-2).

Problemas regionais

E os problemas são refletidos em conjuntura regional, apesar das particularidades de cada localidade ou mesmo do nível de contaminação atual. Segundo o relatório, as principais reclamações no Nordeste são sobre falta de EPIs (35,9%), insumos (21,1%), materiais de higiene (14,8%), recursos humanos (12,4%), dificuldades na triagem (10,8%) e carência de leitos (5%).

No ranking, o Ceará é superado apenas pela Bahia (161), mas avança diante de Pernambuco (115), Rio Grande do Norte (66) e Paraíba (51), por exemplo. O Nordeste soma 611 relatos, o que corresponde a 28% do total de acusações do País. As denúncias partem 89% de unidades públicas, 8% privadas e 3% entre instituições filantrópicas e não identificadas.

Para o Dr. Francisco Monteiro, representante do Sindicato dos Hospitais Privados no Estado, a diferença de reclamações perpassa o fluxo de infectados que buscam atendimento na rede pública. No entanto, também há barreiras no serviço particular para compra de insumos aos profissionais.



Da redação do Blog do Mateus Silva com Diário do Nordeste.
Leia a matéria na íntegra: LINK

Nenhum comentário:

Postar um comentário