quinta-feira, 21 de maio de 2020

Cidade cearense é primeira a liberar funcionamento de igrejas após decreto

Foto: Reprodução
A Prefeitura Municipal de Arneiroz publicou um decreto nesta quarta-feira (20), liberando as atividades em igrejas da cidade a partir do dia 1º de junho. No decreto, é exigida a instalação de dispositivos de álcool em gel 70% na entrada dos templos, uso de máscaras protetoras e a higienização do local, entre outras normas.


Segundo a procuradora do município, Lilian Monteiro, Arneiroz é uma cidade de pequeno porte e não possui casos graves do novo coronavírus. Conforme o decreto, deverá haver pelo menos um representante da instituição orientando as pessoas sobre acomodação no local. Também é recomendado que as pessoas que se enquadram no grupo de risco de contágio não frequentem cultos ou missas.

O decreto também estabelece regras como:

Limite máximo de 40 pessoas dentro da igreja;

Distanciamento entre uma pessoa e outra de, no mínimo, dois metros;

Marcação nos bancos ou cadeiras indicando o acento de cada pessoa;

Uma cópia do decreto deverá ser fixada na entrada de cada igreja com as normas de funcionamento;

Proibição de romarias ou eventos a céu aberto;

As reuniões devem ter, no mínimo, duas horas de diferença entre uma da outra, para limpeza no local, de modo que não haja aglomerações internas e nas proximidades das igrejas;
Recomenda-se que o local interno seja higienizado com a limpeza dos assentos, corrimão e demais superfícies, com álcool 70% e do piso com produto desinfetante apropriado, como hipoclorito de sódio.

Os banheiros das igrejas devem ter toalha descartável, sabão líquido para higiene das mãos e as lixeiras devem ser de pedal para evitar a abertura manual.

Também é recomendado que não ocorra contato físico entre as pessoas que vão frequentar o local.

As celebrações religiosas deverão acontecer, no máximo, duas vezes por semana, sendo um dia obrigatoriamente no domingo.

O decreto também recomenda a manutenção da transmissão das celebrações pelas redes sociais disponíveis, preferencialmente.



Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário