segunda-feira, 20 de abril de 2020

OAB classifica Direito na URCA dentre os 100 melhores cursos da área no país

Foto: Divulgação
O Curso de Direito da Universidade Regional do Cariri (URCA), em Crato e Iguatu, mais uma vez recebem reconhecimento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre os quatro melhores cursos do Estado e o 71º do Brasil, figurando entre os 100 melhores do Brasil, através do Exame da Ordem Unificado (EOU). Este é o quarto ano consecutivo desse reconhecimento, possibilitando a URCA o selo OAB Recomenda dos últimos três anos. O Estado do Ceará ocupa atualmente o primeiro lugar por seccionais, com taxa de aprovação de 70% no exame.


O resultado foi apresentado pelo Conselho Federal da Ordem de Advogados dos Brasil (CFOAB), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV)). Avaliação foi feita em 28 edições, realizadas entre os anos de 2010 e 2019. O índice de aprovação média do Estado fixou-se em 70%, na liderança nacional.

São cinco instituições cearenses entre as 100 mais bem colocadas, de acordo com a taxa de aprovação média entre faculdades com mais de 100 inscritos, sendo três públicas e duas privadas. Incluindo a Universidade Federal do Ceará – 111 aprovados / 58,1%, com a 16ª posição; a Universidade Estadual do Vale do Acaraú – 59 aprovados / 45,7%, com a 40ª; a Faculdade Christus – 118 aprovados / 39,3%, com a 55ª, a Universidade Regional do Cariri – 132 aprovados / 34,6%; com a 71ª, e a Faculdade Sete de Setembro / 93 aprovados / 34,2%, com a 73ª.

O Reitor da URCA, Francisco do O’ de Lima Júnior, afirma que são 46 anos de criação e, esse resultado, que já acontece pelo quarto ano consecutivo, envolve os dois cursos de Direito na instituição. Ele também destaca os bons resultados em outros indicadores de aprovação em concursos e mestrados do País, com boas colocações da URCA. Em Crato, o curso funciona à tarde e à noite, com 811 alunos, regularmente matriculados, 395 à tarde e 416 à noite. Em Iguatu, está instalado há 16 anos, com 434 alunos regulares.

Para Lima Júnior, os cursos já fazem história na sua qualidade, e o de Crato é um dos que deram origem à universidade junto com os cursos da Faculdade de Filosofia do Crato. “Temos a presença da ação jurídica com grandes juízes, promotores, excelentes advogados, a partir do Cariri, nas cinco regiões brasileiras”, afirma.

Segundo o Reitor, a aprovação já passou a ser mesmo uma tradição, além do selo da OAB entre os cem melhores cursos do Brasil. Ele lembra dos investimentos como a recente reforma, com a ampliação do espaço do curso, mais que duplicando as instalações, um corpo docente de mais de 30 professores, que nos últimos anos buscou a qualificação, com mestrado e doutorado, além de avaliação de proposta de mestrado na área para o curso, que obteve investimentos de R$ 4 milhões do Governo do Estado. “Temos um corpo docente dedicado, servidores, e estudantes, que formam um conjunto dos melhores discentes não apenas no Ceará, mas em todo o Nordeste”, avalia.


Fonte: Site Badalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário