terça-feira, 21 de abril de 2020

21 de abril - Dia de Tiradentes, da Polícia Civil e Militar

Foto: Divulgação
Nesta terça-feira (21) é comemorado o Dia de Tiradentes, uma homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, um mártir da Inconfidência Mineira e um dos principais defensores da Independência do Brasil. Tiradentes era militar, e por isso neste dia é celebrado também o Dia das Polícias Militar e Civil.


Patriota, idealista e determinado, assim podemos definir o patrono das policiais Militares do Brasil. Joaquim José da Silva Xavier, alcunhado de Tiradentes por ser dentista prático, é, sem dúvida alguma, o maior herói brasileiro. Seu feito de coragem e amor à Pátria fez com que se destacasse entre todos os outros que tombaram nas revoltas que lutaram pela Independência do Brasil. O movimento do qual Tiradentes fez parte, a Inconfidência Mineira, pretendia libertar o Brasil de Portugal.

Ele entrou para o Regimento de Cavalaria de Minas Gerais com 29 anos de idade, como  Alferes, correspondente hoje à insígnia de Tenente. Por causa de sua inteligência e de seus ideais, Tiradentes também era chamado de “O República”, “O Liberdade” e  o “Gramaticão”.

Tiradentes foi condenado à forca, sendo executado em 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro. Partes do seu corpo foram expostas em postes na estrada que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais, sua casa foi queimada e seus bens confiscados.

O Alferes da Inconfidência honrou com a própria vida, valores éticos e morais, valores estes que são inerentes à atividade policial militar. Ainda que este movimento de libertação não tenha alcançado seus objetivos, a participação de Tiradentes foi um importante fator para a formação da Nação Brasileira.

Por seus valores e por sua história Tiradentes é considerado o patrono cívico do Brasil e também é patrono das Polícias Militares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário