quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Políticos do Cariri intensificam acordos após o Carnaval; veja calendário eleitoral

Foto: Reprodução/TRE
A janela eleitoral - período em que políticos podem mudar de partido para concorrer à eleição de outubro sem incorrer em infidelidade partidária -, ficou fixada de 5 de março a 3 de abril. As estratégias, no entanto, já ocorrem na região do Cariri.


Candidatos a prefeito e vereadores, acabado o feriado de Carnaval, intensificam os encontros e tratativas para troca de partido. Em Juazeiro do Norte, o movimento deverá seguir a linha do "blocão", quando candidatos ao Legislativo deverão compor um bloco maior em apenas uma sigla.

Há cerca de duas semanas, agentes políticos de Juazeiro do Norte viajaram até Fortaleza para firmar as decisões. O comunicador Francisco Fabiano (PROS), pré-candidato a prefeito de Juazeiro, se reuniu com o deputado federal Heitor Freire (PSL).

Tratativas

Os pré-candidatos Normando Sóracles (PSD) e Ana Paula Cruz (PSB) também estiveram recentemente na capital. Apesar das tratativas regionais, são as reuniões com a cúpula dos partidos que normalmente definem as chapas nos municípios.

Enquanto isso, o Partido dos Trabalhadores aguarda um posicionamento do deputado estadual Fenando Santana. Pessoa próxima ao governador, Fernando diz ter recebido o convite para se candidatar em Juazeiro do Norte e Barbalha.

Em Crato, o ex-prefeito Ronaldo Gomes de Matos filiou-se ao PSD e garante que estará no pleito. Em Mauriti, PT e PDT devem disputar a majoritária, com o prefeito pedetista Mano Morais tentando reeleição.

A justiça Eleitoral espera cerca de 500 mil candidatos para o pleito de 2020.

O dia 4 de abril termina o prazo para que prefeitos renunciem aos seus cargos para se lançarem candidatos. As convenções partidárias para a escolha dos candidatos deverão ser realizadas de 20 de julho a 5 de agosto. Será nesses encontros que os candidatos serão de fato escolhidos para as disputas majoritárias.

No dia 16 de agosto, passa a ser permitida a propaganda eleitoral, inclusive na internet.

O primeiro turno de votação para vereadores e prefeitos acontecerá no dia 4 de outubro; o segundo turno, caso haja, para a eleição de prefeitos em municípios com mais de 200 mil eleitores, ocorrerá no dia 25 do mesmo mês.

*Da redação do Blog do Mateus Silva com Felipe Azevedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário