quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Turismo em Brejo Santo; por Paulo Gondim

Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus/ Foto: tarcioviuassim.com

Conheça um pouco sobre o Turismo em Brejo Santo, texto que foi enviado a nossa redação, pelo poeta Paulo Gondim.


Recentemente, a cidade de Brejo Santo, no Ceará, foi inserida no mapa do turismo do Brasil. Um cartaz foi elaborado, apontando os pontos que merecem ser visitados, cujo conteúdo foi colocado nas redes sociais, enaltecendo a propositura do lugar, na rota turística nacional.Além dos tópicos já indicadas no cartaz, quero acrescentar mais uns, para enriquecer mais o projeto. 
A FACE DE CRISTO NA PEDRA DO URUBU - Foto: Divulgação

Primeiro, vamos falar da Pedra do Urubu, pelo lado de baixo, onde se pode ver uma escultura natural de uma face humana, apelidada de “A FACE DE CRISTO”, cujo semblante triste e com uma marca branca abaixo do olho, tem o formato de uma lágrima. Esse é o lado exótico da pedra, que qualquer lugar do mundo, teria orgulho de mostrá-lo. Vale a pena ver! 

Há de se realçar as belezas rurais como as da “Serra do Araripe”, apelido carinhoso que se dá à região da Chapada do Araripe, de grande densidade habitacional. À noite, as luzes se acendem e o sopé do platô da chapada mostra quanta gente mora por lá. 

A Vila de São Sebastião, também, é outro ponto interessante. Sua arquitetura e disposição das ruas em torno da capela católica faz com que o turista se sinta dentro de uma pequena cidade do século XX. A tranquilidade de seus moradores e o açude recém urbanizado e iluminado à noite é um convite ao sossego. O vilarejo tem boa estrutura comercial, dispondo até de posto de combustível, e se mantém limpo e bem cuidado. 

Voltando à cidade de Brejo Santo, houve tempo em que o viajante não encontrava boas acomodações de pernoite, por falta de estrutura hoteleira. Esse problema foi resolvido, até por uma necessidade social. Brejo Santo cresceu e os hábitos foram mudando.

A cidade costuma sediar grandes eventos festivos, como o carnaval de rua, um dos melhores da região, tendo como ponto máximo o desfile do “Bloco Cabeção”.  

A festa do padroeiro, Sagrado Coração de Jesus, que ocorre no mês de julho, bem como a ExpoBrejo, no mês de agosto, incluindo-se nela a vaquejada. Essa é tradicional e uma das melhores de todo o cariri. Para ela, vem gente das cidades vizinha e de outros estados, tamanha é a importância desse festejo.

Para receber bem esse pessoal, e este é um dos grandes créditos que se dá à terra, RECEBER BEM, uma rede hoteleira foi aos poucos se instalando. A pequena pensão de Dona Amália, o Hotel de Dona Pitu, nos anos 50 (desativados), e o Hotel Brasília, nos anos 60, receberam novos “vizinhos” como o Hotel Flor de Liz, a Pousada de Brejo Santo, a Pousada Lua e Sol e o Hotel Estação Brejal. Esses novos empreendimentos, todos próximos à BR 116, oferecem ao turista boa acolhida e conforto em suas instalações. O asseio é de qualidade e todos mantém espaço amplo para estacionamento. O turista e o viajante podem encontrar a tranquilidade para seu descanso e curtir a cidade e suas festas.

Se por um desses desencontros da vida, alguém precisar de atendimento médico, a rede hospitalar da cidade é referência na Região, destacando-se o Hospital Geral Deputado Welington Landim, que atende pelo SUS e por convênios. Recentemente, foi inaugurada a Clínica CEMEBS, uma nova realidade na medicina local.

A vida social, à noite, pode ser estendida pela Praça Chico Leite, conhecida como Praça da Aldeota, com vários restaurantes, lanchonetes e pizzarias. Nela, sempre o turista pode ouvir boa música, saboreando boa comida.

Durante o dia, o turista e visitante não podem deixar de visitar a Praça Dionízio Rocha de Lucena, sem esquecer de tomar a cerveja mais gelada da cidade, na Caldeira do Inferno, do Comendador Chico de Sinézio. Ao contrário de “seu Lunga”, o Comendador adora “tirar” fotos!! É um pecado não parar lá!

E se você pecou além da conta na Caldeira, não se preocupe: pode visitar a igreja matriz do Coração de Jesus e se encantar com sua arquitetura gótico romana, que remonta à primeira metade do século XX. E se você ainda se ressente dos “pecados na Caldeira do Inferno”, nada como mais uma caminhada até a Pedra do Urubu e o Museu do mesmo nome, no Bairro Alto da Bela Vista. Na subida do pequeno penhasco, você pode conhecer o cenário natural, onde se apresenta a Paixão de Cristo, com artistas locais.

O Museu é aberto e gratuito à visitação, encerrando grande acervo de objetos antigos e fósseis animais e vegetais. No mesmo complexo arqueológico, tem o Cruzeiro de São José, datado de 1942.  O museu foi criado e é administrado pelo ambientalista Tony Santos, conhecido como Tony da Pedra do Urubu, alcunha que ganhou da população, por ter empreendido um trabalho de conscientização de preservação da região, culminando com reconhecimento do poder publico, como Área de Proteção Ambiental.

Do mirante dessa área, o visitante pode observar grande parte da cidade. E se você quiser ouvir uma boa cantoria de viola, o “Barraco do Nenén”, do lado do Parque de Eventos, traz sempre os melhores repentistas.

Assim é Brejo Santo, uma das cidades mais prósperas da região, que se orgulha em ostentar altos índices de qualidade de vida e de moradia. Pode vir, a casa é sua. Sinta-se à vontade!


Paulo Gondim     
O autor.

Nordestino, do sertão da Paraíba, viveu em Brejo Santo, no Ceará, onde foi um dos fundadores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário