quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Estudantes da Crede 20 obtêm o segundo melhor crescimento do estado em português e matemática

Divulgação CREDE 20
Foi com euforia que a equipe da Crede 20, os gestores das escolas estaduais e os professores receberam os resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). 


A Regional foi a segunda que mais avançou nos resultados no estado entre 2018 e 2019 na proficiência média de português e matemática. A Crede 20 saiu de 262,27 pontos de proficiência em 2018 para 273,63 em 2019 em Língua Portuguesa (Crescimento de 11,4 pontos) e de 271,15 pontos de proficiência em 2018 para 278,8 em 2019 em Matemática (crescimento de 7,6 pontos).


O que surpreendeu a todos foi o fato de, 19 de um total de 20 escolas avançarem nos resultados de Português e 18 de um total de 20 escolas avançarem em Matemática. Segundo o coordenador da Crede 20, Prof. Roberto Souza, já havia uma expectativa de melhoria nos resultados, mas as escolas surpreenderam pela eficácia do trabalho pedagógico.

Ainda segundo o gestor da Coordenadoria Regional de Educação, o resultado é fruto de uma gestão escolar com foco na aprendizagem dos estudantes e com base em evidências. Segundo ele, quando o aluno chega à escola no início do ano letivo é avaliado, a partir do seu nível de desempenho na prova o professor planeja suas aulas, a gestão acompanha o aluno ao longo de todo o ano letivo e monitora a frequência. Mas, o comprometimento do professor com a própria formação e a mudança nas práticas pedagógicas é o que tem possibilitado um avanço contínuo.

O papel da Crede 20 é orientar, realizar formações dos profissionais da escola e realizar acompanhamento através do circuito de gestão, uma ferramenta moderna, que permite aos gestores da regional e das escolas realizarem o monitoramento das atividades promoverem as intervenções no tempo adequado.

O apoio do governo do estado através da Secretaria de Educação tem possibilitado esses avanços. Um conjunto de políticas com foco na aprendizagem e no desenvolvimento de competências sócioemocionais colocam o Ceará em posição de destaque. A Crede 20 é parte de uma estratégia estadual, afirma o gestor regional.

O Prof. Roberto afirma também que “Os desafios ainda são enormes, mas já sabemos o que precisa ser feito, e o mais importante, aprendemos também como fazer”


*Da redação do Blog do Mateus Silva com informações da CREDE 20.

Um comentário:

  1. O trabalho coletivo é o responsável por esse crescimento.No entanto, temos que ressaltar o empenho e a dedicação dos professores nesse processo.

    ResponderExcluir