terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Antigas cadeias na região do Cariri estão abandonadas e sendo depredadas

Situação é de completo abandono no caso,
por exemplo da cadeia pública de Araripe

Imagem: (Guto Vital/Agência Miséria)
A Secretaria de Administração Penitenciária do Ceará esvaziou todas as cadeias públicas da região do Cariri e até mesmo a Colonia Agrícola de Santana do Cariri. Ficaram apenas a cadeia pública de Crato transformada num presídio feminino regional, a cadeia pública denominada “Tourinho” e a Penitenciária Industrial e Regional do Cariri (PIRC) chamada de “Tourão” situadas no mesmo bairro Campo Alegre em Juazeiro do Norte com um total em torno de 2 mil internos nas três unidades.

O problema é que o governo do estado não traçou nenhum projeto em relação a ocupação dos prédios que, por muito tempo, serviram de cadeias públicas nos municípios caririenses. Alguns deles até novos e todos estão em situação de completo abandono com enormes prejuízos para o Ceará. A reportagem é do Site Miséria, que esteve por exemplo, na cadeia pública de Araripe e mostra, no vídeo abaixo, qual a situação do prédio.

O mato toma conta nos arredores, enquanto cadeiras e outros utensílios estão abandonados e se destruindo no dia a dia. Papeis foram largados pelo meio do imóvel, fios já arrancados das paredes, alguns banheiros sem vasos e outros destruídos no prédio. A antena parabólica está fora do lugar como se tivessem tentado furtá-la e, dentro do prédio, armários se encontram abertos e supostos documentos revirados.

Como se não tivessem valor algum, os birôs estão abandonados mesmo tendo sido comprados com dinheiro público. A sujeira está presente em todos os lugares da antiga cadeia de Araripe. Além disso, roupas velhas, lençóis e colchonetes rasgados, revirados e abandonados no imóvel. Pior que isso, no pátio da cadeia e dentro de um matagal estão motos e carros, cujos donos não foram localizados e estão sendo depenados.

No caso da Colonia Agrícola de Santana do Cariri o deputado estadual Davi de Raimundão está sugerindo a doação do prédio e da área para a Associação Filhos Amados do Céu coordenada pelo Padre Monteiro. O desejo do sacerdote é criar um espaço que possa acolher pessoas carentes diante de um trabalho com atividades educacionais, esportivas, culturais, de preservação ambiental e cuidados na saúde acolhendo dependentes químicos e moradores de rua.

Veja o vídeo do Site Miséria:



*Da redação do Blog do Mateus Silva com informações de Demontier Tenório/Site Miséria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário