quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Políticos do Cariri reagem ao fechamento de gerência do INSS em Juazeiro

Foto: Divulgação
O anúncio da possibilidade de fechamento da gerência do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) da Agência de Juazeiro do Norte está mobilizando políticos da região do Cariri. Vereadores, deputados estaduais e federais prometem iniciar uma articulação política para barrar a decisão que deve partir do Governo Federal.


No dia 12, a servidora do INSS e representante do Sindicato das Previdências do Ceará, Umbelina Novaes, denunciou o que chamou de desmonte do órgão pelo Governo Federal. A sindicalista usou a tribuna da Câmara de Juazeiro do Norte para alertar sobre os atendimentos digitais. Segundo ela, desde maio todos os serviços da gerencia estão sendo solicitados de forma digital, o que, reduziria o acesso de grande parte da população.

“Não tem mais o presencial. É aquela história: o que ruim pode piorar. O único serviço presencial era o Serviço Social que pode ser extinto através da medida provisória 305,” disse Umbelinda. A medida provisória 305 extingue várias profissões entre elas Serviço Social.

Umbelina reclamou da falta de concurso para repor as vagas de servidores do órgão que se aposentam. A sindicalista expôs ainda as condições de trabalho dos servidores da gerencia. Metas de produtividade abusivas, assédio moral coletivo, além de ameaça de redução do salário estão entre os casos citados.

A vereadora Auricélia Bezerra disse que a proposta demonstra regressão e fez um chamamento a vereadores, deputados, senadores, prefeitos e governador para evitar a decisão. “Vamos colher milhões de assinaturas para que ele (Governo Federal) não faça isso com o povo do Brasil,” disse. “Ele (Jair Bolsonaro) não é dono do Brasil não; quem é o dono é o povo. E vamos para Brasília, se for preciso,” concluiu.

Ao Jornal do Cariri, os deputados estaduais Guilherme Landim (PDT) e Fernando Santana (PT); e o deputado federal José Guimarães (PT) reafirmaram a luta para manter a gerencia do INSS de Juazeiro do Norte.

Guilherme avalia que a saída da gerencia vai trazer enormes prejuízos para aqueles que estão aposentados e os que pretendem dar entrada no benefício. Guilherme vai fazer pronunciamento sobre a situação na Assembleia Legislativa e disse estar engajado para reverter a situação. Fernando disse que a posição é incompatível, mas que prefere se aprofundar no assunto.

O deputado federal José Guimarães (PT), disse não estar surpreso e que já se articula para tentar barrar a decisão. O deputado vai apresentar um projeto de Decreto Legislativo para impedir que o governo acabe com as agências e as gerencias regionais do INSS no Ceará.

Guimarães informa ainda que a medida atinge todas as gerencias regionais do Estado, que deverão ficar centralizadas em Fortaleza. “É um descompromisso total do governo com a população do Cariri e do Ceará, com as pessoas que mais precisam da assistência previdenciária,” disse.

A gerência do INSS de Juazeiro do Norte é composta por 23 agências e abrange cerca de 50 municípios. Caso seja extinta, a população destes municípios deverão se deslocar até Fortaleza para questões presenciais do INSS.


*Da redação do Blog do Mateus Silva com informações do Jornalista Madson Vagner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário