segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

Assim como a campanha do Outubro Rosa vem promover os cuidados com a saúde feminina, durante o mês de novembro usamos a cor azul com o objetivo da conscientização da saúde do homem. Apesar da campanha ter começado com uma abordagem centrada no câncer de próstata, ela foi ampliada para chamar a atenção sobre os cuidados com a saúde masculina em todos os aspectos.


Uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência em Saúde do Homem mostrou que 50% das pessoas do sexo masculino só vão a consultas médicas quando algum sintoma atrapalha muito sua rotina. “Culturalmente os homens tendem a procurar o médico com menos frequência, principalmente no que diz respeito aos cuidados com a pele”, disse a dermatologista Renata Gonçalves.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pele não-melanoma é o mais comum entre os homens. Ele corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país, em seguida vem o câncer de próstata. Apesar dele apresentar altos percentuais de cura, se não for detectado precocemente pode deixar mutilações bastante expressivas.

“Além de serem menos cuidadosos com o uso do filtro solar, os homens se expõem com mais frequência ao sol”, afirma Renata, “devemos fazer regularmente a inspeção da pele para diagnosticar precocemente lesões pré-malignas”. “Quando cuidamos da saúde evitamos danos maiores, como doenças em estágios que não possam ser mais revertidos. Os exames periódicos são essenciais para manter um cronograma de prevenção”, alerta a dermatologista.
*Da redação do Blog do Mateus Silva com informações de Studio Kabana - Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário