sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Família Gomes de Sá e Batinga de Luto pela perda irreparável de sua maior REFERÊNCIA

Seu Chagas e seu neto Isaac

Por: Dr. Miran Basílio .  Advogado/Historiador.

Nascido em Brejo Santo, aos  02 de fevereiro  de 1939, filho de Francisco Gomes de Sá (Chico Doca) e de Maria Gertrudes da Conceição. 


FAMÍLIA 

Família oriunda de Cabrobó, PE, chegada ao solo da Vila de Brejo dos Santos, somando-se as demais outras famílias que construíram com o suor do Trabalho  nossa Cidade.
Eram seus irmãos: Tenente Sá, Cabo Doca, Mundico, Toinha, Anita, Corrinha , Mariinha, Neves, João Doca, Zé Doca.

Foi unido em matrimônio com Francisca Cosmo Furtado, constituindo uma prole de 07 filhos: Vicente Ferrer, Aleudo ( Lô, um memoriam), Aledson, Ana, Maria das Graças, Cicera e Maria do Socorro. 
Destes filhos, foram concebidos 18 netos e 08 bisnetos.

PROFISSÃO 

Desse tenra idade, Chagas de Chico Doca, como assim era conhecido, iniciou sua vida profissional aperfeiçoando-se no ramo de construção Civil tornando-se um Mestre de Obras renomado. Construiu parte do Bairro Araujão, ruas de casas, compromisso e seriedade com o trabalho foi o marco se sua profissão, fato que lhe trouxe respeito e admiração da população. 

TRAÇOS DE PERSONALIDADE 

Era um cidadão íntegro, pautado nos princípios da vida religiosa, a Fé, Ação e Oração. Devoto de São Francisco e do Coração de Jesus, assistia suas missas diárias, fezia seu percurso a pé até a Igreja, sempre levando consigo o seu banquinho.

Era um líder inconteste da família, assistia à todos, especialmente quando existiam pessoas enfermas. 

Em momentos de discórdias, chegava a figura impoluta de Seu Chagas, muito terno, palavra sóbria, educado e direcionamentos corretos, trazia de forma singela a SOLUÇÃO DO CONFLITO e harmonizava a familia, era um Pacificador.

Fatos interessantes é que nunca consumiu bebida alcoólica, nunca fumou e não tomava café.

CULTURA 

Descendente de famílias de músicos, seu Chagas de Chico Doca, foi membro da Banda de Música Maestro Olívio Lopes Angelim por várias décadas. 

Na gestão do Prefeito Guilherme Landim e do Secretário de Cultura Miran Basílio foi outorgado Moção  de Reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à Brejo Santo.

Quando ocorreu o Centenário da Banda de Música, seu Chagas participou de todas as festividades e, a prefeita Tereza Landim e o Secretário de  Cultura Miran Basílio, outorgaram Comenda de Honra ao Mérito pela grandiosa contribuição à cultura local.

Seu Chagas de Chico Doca deixa um legado de honradez, um exemplo de Homem de bem que honrou sua trajetória de vida pelo suor do seu trabalho. Seus exemplos significantes deverão perpertuar-se no seio de seus descendentes e amigos. 

Dr. Miran Basílio
Advogado/Historiador.
29/11/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário