terça-feira, 25 de junho de 2019

Biografia de Guilherme Landim; por Miran Basílio


O historiador Miran Basílio, enviou para este blog, texto de sua autoria falando sobre a biografia de Guilherme Landim; confira.

SÍNTESE BIOGRÁFICA

GUILHERME SAMPAIO LANDIM, foi nascido aos 25 de junho de 1985, natural da Cidade de Campinas, Estado de São Paulo, filho de José Wellington Landim(Ex Prefeito de Brejo Santo, Deputado Estadual por Cinco Legislatura e Presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará por duas vezes ) e de Maria Gislaine Santana Sampaio Landim (Ex Deputada Estadual). São seus irmãos: Gilvan Leite Sampaio Neto (Médico), José Wellington Landim filho (advogado) e Bárbara Sampaio Landim (Médica). 

VIDA EDUCACIONAL

Guilherme, cursou educação infantil pela Escolinha João XXIII, dirigida pela família Macêdo, nesta cidade de Brejo Santo. Alfabetizou-se pelo Educandário Aurélio Buarque. Concluiu o ensino fundamental e médio pelo Colégio Batista e Christus, na capital do Estado do Ceará.

Atualmente, é formado em Medicina, pela FMJ – Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte – CE.

MATRIMÔNIO

Guilherme, aos 15 de maio de 2008, foi unido pelos laços do matrimônio com a médica Shesla Pinheiro Almeida. (Shesla é filha do médico cardiologista Sebastião Gomes de Almeida e da professora Lúcia Pinheiro Almeida). Do enlace matrimonial constituíram uma prole de três filhos: LÍVIA, GUILHERME FILHO e LAURA.

CURIOSIDADE FAMILIAR

Ascendentes Maternos: 
Guilherme é neto de José Leite Sampaio e Maria Santana Sampaio. Bisneto materno de José Matias Sampaio (Ex Prefeito de Brejo Santo) e de Engrácia Leite Sampaio e, de Manuel Denguinho de Santana (Senhor Denguinho) e Raimunda Araújo Lima. É trineto materno do Coronel Manuel Inácio (Industrial, Ex Prefeito e fomentador da Primeira Indústria Algodoeira) e de Maria Leite de Araújo – Dona. 

Ainda é trineto de José Denguinho de Santana e Maria Alves Leal. É tetraneto de Inácio Basílio Bezerra e Joana Gomes (o casal circula entre os pioneiros na povoação do sítio Brejo, chegados ao solo brejosantense no ano de 1858, oriundos de
Águas Belas – PE).

Ascendentes Paternos
Guilherme é neto paterno de Ivan Leite Landim e Terezinha Lucena Landim. É bisneto de João Inácio de Lucena ( Ex Prefeito de Brejo Santo) e Antonia Gomes Basílio Cabral, e de João Landim da Cruz ( Ex Vereador) e Joana Leite Moura. É trineto de Francisco Pereira de Lucena e Donina Inácio dos Santos ( casal fundador da Família Lucena em Brejo Santo).

Também trineto de Emanuel Antonio Cabral (Bom de Ouro) e de Iaiá Gomes da Silva. É tetraneto de Lourenço Gomes da Silva (primeiro Intendente de Brejo Santo) e de Inácia Alves de Moura. É tetraneto e pentaneto do Capitão Antonio Leite Rabelo da Cunha (Patriarca da Família LEITE em Brejo Santo). Ainda, é pentaneto de José Francisco da Silva Basílio e de Ana Gomes (o casal circula entre os pioneiros na formação do povoado, chegando à terra no ano de 1858, oriundos de Águas Belas – PE).

E, finalizando, Guilherme é sobrinho em segundo grau de Juarez Leite Sampaio ( Ex Prefeito deste Município) e, sobrinho em quinto grau  do Coronel Basílio Gomes ( Patriarca, pacificador e fundador da Cidade de Brejo Santo.

VIDA POLÍTICA

Guilherme Landim despertou sensibilidade política ainda nos idos da infância quando participava dos círculos políticos sociais de Brejo Santo. Tinha somente quatro anos de idade quando seu genitor assumiu a Chefia do Executivo de Brejo Santo, estava sempre atento às reuniões políticas. Sempre foi uma criança que demonstrou independência e naquela época já era evidente seu possível futuro político. Guilherme, é herdeiro legítimo das habilidades de seu pai, goza do privilégio de reunir algumas qualidades extremamente úteis à carreira política, é inteligente, tratável, carismático e prudente.

Jovem dinâmico, Guilherme se destacou por granjear inúmeros amigos, detentor de um grande espírito de Liderança e de olhos postos no progresso de nossa terra. Guilherme ao lado de Arnou Pinheiro, candidataram-se à chefia do Executivo Municipal no Pleito eleitoral de 2008. 

Destarte, nesta eleição aconteceu um fato Inusitado em Brejo
Santo... Imbuídos de eleger um Prefeito Jovem, a juventude abraçou a campanha com entusiasmo e esperança de dias melhores, indo às ruas demonstrar apoio ao candidato Guilherme Landim. A Vitória foi esmagadora, o povo foi sábio e elegeu Guilherme para Prefeito de Brejo Santo, com uma maioria expressiva de votos, destacando-se como o Prefeito mais jovem da história do pleito de 2008 do Estado do Ceará.

Por ter realizado uma administração exemplar galgando patamares de DESTAQUE ADMINISTRATIVO, o povo de Brejo Santo clamou a reeleição do jovem Administrador. Guilherme Landim ao lado do vice Edmar Junior são eleitos com grande expressão de votos para gestão do quadriênio de 2013 a 2016.

CURIOSIDADES
 Guilherme foi campeão cearense infanto-juvenil de natação.
 O Jovem Guilherme Landim, aos 23 anos de idade, elegeu-se prefeito municipal e tornou-se o mais jovem gestor do Município de Brejo Santo e do Estado do Ceará no pleito eleitoral de 2008.

FEITOS GRANDIOSOS DAS GESTÕES DE

GUILHERME LANDIM

EDUCAÇÃO NOTA 10
 Recebeu o município com uma escola dentre os piores índices educacionais do país. Terminou a gestão recebendo o título de Cidade Educadora em evento no auditório do jornal Folha de São Paulo em SP. Esse feito suscitou matérias nas emissoras, TV Jangadeiro, SBT, Globo, Globo News e programa exclusiva, gravado na cidade com a jornalista Míriam Leitão. Além de matérias nos jornais, DN, O POVO, O Globo, El País, etc.

 Brejo Santo foi pioneiro na região em oferecer café da manhã nas escolas, que veio se somar a tradicional merenda escolar, através do PAA (Programa de aquisição de alimentos da Agricultura Familiar), merenda com quantidade e qualidade.

 O piso salarial do professor de Brejo Santo ultrapassou a média salarial nacional. Terceiro melhor salário de professores municipais no estado do Ceará.  

GERAÇÃO DE EMPREGOS
Em parceria com o governo do estado, Guilherme criou o Distrito Industrial de Brejo Santo, atraindo empresas que geram mais de 1500 empregos diretos. A Duplicação já foi autorizada e em breve serão abertos mais 700 novos postos de trabalho.

CÂMERAS
 Outra ação pioneira foi a instalação de câmeras de monitoramento. Ação que ajudou a reduzir os índices de violência e a elucidar crimes no município. 

ATERRO SANITÁRIO
 Brejo Santo é um dos três municípios cearenses que têm um Aterro Sanitário. Isso lhe rendeu destaque nacional em matérias no Jornal Nacional e em outros veículos.

PARQUE DE EVENTOS E AGRONEGÓCIOS PREFEITO MARIO LEITE

 Construção e inauguração de um dos maiores parques de exposição do país. O complexo inclue, Arena para Desfile de Animais, Parque de Vaquejadas (com pista, arquibancada, currais), Baias para hospedagem e exposição de animais, estacionamentos (para carros e um específico para caminhões), Área para show´s com capacidade para mais de 20 mil pessoas.   

CINETEATRO PROFESSOR JÚLIO MACÊDO
 Implantação deste moderno equipamento de cultura, projetado para eventos cênicos e exibição de filmes, dentro do NAEC (Núcleo de arte e cultura) complexo que dispõe de oficinas artísticas e culturas onde foram disponibilizados cursos de dança, música, escultura, bordado, etc.

ESCOLA PROFISSIONALIZANTE BALBINA VIANA ARRAES

 Em parceria com o estado, Brejo Santo recebeu a primeira escola pública profissionalizante do Ceará (Professora Balbina Viana Arraes).

INFRAESTRUTURA

 Pavimentação asfáltica de várias estradas ligando a sede do município às comunidades de Poço do Pau, Deserto, Baixio do Boi, Vila Esperança, Vila da Conceição, Serra.
 Maior projeto de pavimentação asfáltica das ruas da sede do município. 
 Maior projeto de pavimentação paralelepípedo das ruas da sede do município .
 Com a implantação de mais de 40 sistemas de abasteceimento de água e compra de 80% dos produtos da Merenda escolar aos produtores do Município, Com isto, Brejo Santo conseguiu diminuir o Êxodo Rural a um dos menores do estado.

BACIA LEITEIRA

 Com a implantação do Pastejo Rotacionado, durante o seu governo, Brejo Santo se transformou em uma das mais importantes bacias leiteiras do estado. Além disso, se desenvolveu uma grande produção de queijos com marcas presentes em grandes supermercados e atacados do estado.

PROJETO ESCOLINHA DA SEJUVE – PROJETO ATLETA CIDADÃO

 O Projeto Atleta Cidadão ofereceu gratuitamente, além de práticas esportivas e lazer, mais saúde para nossas crianças e jovens.

Foram mais de 1000 beneficiados, por meio de aulas regulares dentro das comunidades, que contam com a realização de atividades físicas, brincadeiras, convívio social e formação cidadã.

SELO UNICEF
 O Município de Brejo Santo foi aprovado nas duas gestões do Prefeito Guilherme Landimcom o Selo UNICEF que é uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes no Semiárido em situação de vulnerabilidade.

SELO VERDE
 O Município de Brejo Santo foi aprovado com o SELO MUNICÍPIO VERDE nas duas gestões do Prefeito Guilherme Landim por alcançar a certificação Ambiental pública que identifica, a cada dois anos, as prefeituras cearenses que atendem aos critérios pré-estabelecidos de conservação e uso sustentável dos recursos naturais, incentivando o fortalecimento das gestões ambientais.

OITO VEZES ENTRE OS MELHORES PREFEITOS DO ESTADO DO CEARÁ
 Durante suas duas gestões, Guilherme foi agraciado com títulos ficando sempre entre os três melhores prefeitos do estado do Ceará.

ELEITO DEPUTADO ESTADUAL
GUILHERME LANDIM, eleito DEPUTADO ESTADUAL para o quadriênio 2019 a 2022, obteve nas urnas uma expressiva votação, correspondente a 1.82% dos votos válidos, num total de 83.215 votos.

Pesquisou e Escreveu
Dr. Miram Basílio
Advogado/ Historiador
Brejo Santo-CE, 25 de Junho de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário