terça-feira, 7 de maio de 2019

NUCA realiza I Encontro de Formação da Campanha #PartiuMudar, de incentivo ao alistamento eleitoral para adolescentes de 16 e 17 anos

Promover a educação política dos jovens, estimulando-os ao exercício da cidadania e do voto consciente e incentivo ao alistamento eleitoral. É este o objetivo da Campanha #PartiuMudar.


Lançada pelo Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) do Crato, com o tema “Somos Jovens Cratenses e Eleitores Conscientes”, lançada nesta segunda-feira (6), durante o I Encontro de Formação.
Ligado à comissão do Selo UNICEF no município, o NUCA reúne adolescentes cratenses que devem mobilizar seus pares em torno de diversas atividades, uma delas é a educação política e o alistamento eleitoral. “Esse ano, temos que escolher os conselheiros tutelares e, nada mais apropriado, do que os próprios adolescentes participarem desse processo”, enfatizou Pedro Lucas, mobilizador de adolescentes do Crato.

O encontro aconteceu com os estudantes da EEP Violeta Arraes e contou também com a participação dos adolescentes do NUCA, da digital influencer Anelize Alencar e da representante da Comissão Municipal do Selo UNICEF, Luiza Maria.

“Foi um momento ótimo. Esperava encontrar uma resistência um pouco maior em relação à informação, mas deu pra passar direito e eles pareceram bem comprometidos em relação à consciência social, ao papel que eles precisam desenvolver, a partir do título eleitoral, nas eleições”, comentou Anelize.

Durante o encontro, os participantes debateram sobre participação, protagonismo juvenil, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e ainda sobre o Conselho Tutelar e o processo de escolha de conselheiros e suas funções. 

“Foi um momento de informação muito rico. Como foram muitas pessoas inscritas para tirar o título eleitoral, ver o planejamento sendo realizado é muito bom. Ano passado, devido às eleições, foi mais visível essa questão do posicionamento e não posicionamento, que a gente falou muito hoje. Mas vejo hoje que nós alunos do Violeta temos um posicionamento político bem atuante”, comentou Caio Luis.

Conheça a Campanha #PartiuMudar

A campanha será realizada de 8 a 24 de maio, mobilizando os jovens de 16 e 17 anos a realizarem o alistamento eleitoral. Para isso, o jovem deve comparecer ao Cartório Eleitoral de Crato, localizado no bairro Mirandão, com um documento de identificação com foto e comprovante de endereço.

Para facilitar o acesso, a Comissão do Selo UNICEF do Crato, através do NUCA, e das secretarias municipais do Trabalho e Desenvolvimento Social e Educação, estará realizando o traslado dos estudantes até o cartório eleitoral. No dias 8, 9, 10, 13 e 14 de maio, será disponibilizado um ônibus para a EEP Violeta Arrais. Um cronograma para outras unidades de ensino está sendo montado e será divulgado em breve.

*Com informações Jornalista Ronuery Rodrigues e ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário