sexta-feira, 31 de maio de 2019

“Não temos nada a comemorar neste Dia Mundial do Meio Ambiente”, diz Deputado Romeu Aldigueri

Foto: Junio Pio
Durante pronunciamento na manhã desta quinta-feira (30/05), o Deputado Estadual Romeu Aldigueri (PDT), criticou as ações do Governo Federal no que diz respeito ao meio-ambiente. Motivado pela Semana Nacional do Meio Ambiente, que precede a data Mundial comemorada no dia 5 de junho, o parlamentar disse que “não temos nada acomemorar”. 

Trazendo manchetes de jornais dos últimos meses, Aldigueri classificou as ações do Ministério do Meio Ambiente (MMA) como um desmonte. De acordo com o pedetista, desde o primeiro momento que assumiu o cargo de Presidente, Jair Bolsonaro age com medidas concretas para sufocar as políticas ambientais. “A primeira medida na questão do meio-ambiente anunciada pelo Presidente foi que o Ministério do Meio Ambiente (MMA) fosse engolido pelo da Agricultura”, destaca. 

Romeu, que tem histórico de atuação em órgãos ambientais, tendo sido superintendente do Ibama no Ceará, Presidente dos Ibamas do Nordeste também, Superintendente Estadual do Meio Ambiente (Semace) e membro representante do Ceará no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), diz nunca ter visto, durante todos os seus anos de atuação com políticas ambientais, ações de extermínio tão forte destas políticas.

Dando exemplos de ações propostas, decretos e medidas provisórias já anunciadas pelo Ministro da Pasta, Ricardo Salles. Entre elas, o número de Cadeiras do Conama, que tinha participação de aproximadamente 100 representantes e agora terá apenas 22. A medida tira espaço de cientistas, pesquisadores e indígenas.

Concluindo sua fala, Aldigueri leu a carta que foi enviada ao Governo por um colegiado formado por todos os Ex-Ministros do Meio Ambientes desde que a pasta foi criada em 1992. O documento acusa o atual Governo de promover uma "política sistemática, constante e deliberada de destruição das políticas meio ambientais".

Por fim, pediu aos Deputados presentes que se unam a esta causa e lutem contra o desmonte que vem sendo posto pelo MMA.

*Da redação do Blog do Mateus Silva com informações da Jornalista Janaina Flor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário