quinta-feira, 23 de maio de 2019

Campus do curso de Direito da URCA será entregue após primeira etapa de reformas

Foto: Divulgação
A tão esperada reforma do campus São Miguel da Universidade Regional do Cariri (URCA), que abriga o curso de Direito da instituição, está por fim próxima de ser concluída. Em conversa com o reitor da universidade, professor Patrício Melo, este afirma que a comunidade acadêmica poderá contar com a entrega da primeira fase da obra até o fim do mês de junho.

Patrício diz que está é, assim como demais obras em andamento, uma das prioridades do Governo do Estado. O campus reformado, que funciona na Avenida Teodorico Teles no bairro São Miguel, em Crato, contará com estrutura ampliada de salas de aula, ampliação da biblioteca, refeitório, salas para centro acadêmico, coordenação e departamentos para a graduação e os cursos de pós-graduação.

Segundo ele, os atrasos na obra, que começou em 2015 e foi paralisada no ano seguinte, se deve primordialmente a processos da empresa que venceu a licitação na época. “Foi aberto o processo licitatório, e a empresa ganhadora aparentava estar com dificuldades, mas aceitou o contrato. Após os atrasos foi proposto um distrato amigável para que pudéssemos dar posse a outra empresa assumir a obra, mas ela não quis desta forma então foi aberto um distrato litigioso que fez com que o processo demorasse”, afirma Patrício.

O reitor nos conta que, ao contrário do que se especula, este processo não circula dentro da universidade, mas sim pela Controladoria Geral do Estado, portanto as licitações seguem trâmites legais dentro da justiça estadual. Conforme decorreu o processo, a Administração Superior realizou análise inicial de investimento na obra, que girou em torno dos R$ 4,3 milhões.

Após a saída da empresa, uma segunda etapa da obra foi assumida por novo contrato, e a empresa seguinte à lista das que concorreram pode assumir, dando continuidade a ampliação e reforma. Esta também passou por atrasos da empresa, obrigando a atual gestão a entrar com uma ação executiva do contrato. Com isto, o valor contratual aumentou consideravelmente, sendo que desde então o governador Camilo Santana vem acompanhando de perto.

“O governador Camilo disponibilizou todo o suporte necessário para continuação das obras. Existe também uma comissão, com professores e alunos para acompanhamento e monitoramento das obras. Quando vimos o atraso, houve uma mobilidade para que este acompanhamento fosse feito em favor da entrega deste equipamento dentro do prazo, o que agora vem sendo satisfatório”, conclui Patrício.

O campus será entregue com estrutura para total acessibilidade para deficientes e com 40 equipamentos de refrigeração em todas as salas, sendo neste último um investimento de R$ 130 mil.

*Da redação do Blog do Mateus Silva com informações de George Wilson/Site Badalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário