segunda-feira, 25 de junho de 2018

Sócios de entidade cultural de Farias Brito afirmam que Secretário quer se perpetuar no poder; Entenda

Por: Ronuery Rodrigues/Papo Reto Cariri


Prédio onde funciona a sede da Associação Curumins do Sertão e Casa de Cultura e Saberes Rosenberg Cariry/Foto Divulgação.

Uma polêmica envolvendo o secretário de Cultura de Farias Brito, tem repercutido no meio cultural daquele município. É que os membros da Associação Curumins do Sertão, entidade civil privada, sem fins lucrativos, mantenedora da Casa de Cultura e Saberes Rosenberg Cariry, cobram eleições para escolha da nova diretoria. Há 7 anos o atual presidente da entidade, é o próprio secretário de Cultura.

Com doze (12) anos de existência a entidade é ponto de Cultura certificado pelo MinC e desenvolve ações nas áreas de artes cênicas, museu da história do município e catalogação de Trilhas, incentivando o turismo da cidade. 

Segundo apurou a redação do Papo Reto Cariridesde 2011 não há eleições diretas para a instituição.  O sócio e coordenador da Casa de Cultura e Saberes Rosemberg Cariry, Nicky Wallace, informou que “Todas são de fachadas [eleições], permanece o mesmo presidente, que hoje ocupa o cargo de Secretário Municipal de Cultura, Nailson Carvalho”, disse.

Wallace é estudante do curso de Letras e se desdobra para realizar ações na casa de cultura, conta ainda que secretário e os seus indicados não participavam das ações da entidade.  O estudante desabafou - “A entidade é algo, a secretaria é outro. Para estar presidente precisa-se de eleição, para estar secretário o prefeito é soberano na decisão”, disparou. 

FALTA TRANSPARÊNCIA:
Outra queixa apontada pelos sócios é quanto a inexistência de prestação de contas e edital de inscrição de chapas, para que os sócios possam disputar as eleições internas. Nicky conta ainda que desde 2017 tentam [os sócios] de forma pacífica sensibilizar o atual presidente a promover a eleição, “mas não tomamos respostas positivas”, lamenta. O jovem e uma dezena de sócios lançaram a seguinte nota que divulgamos na íntegra. 

Nota de Repúdio à tentativa de golpe ocorrida nas eleições para a Associação Cultural Curumins do Sertão
Há mais de 7 anos a ACCS não conhece democracia na sua representação na Diretoria Executiva. Há mais de 7 anos um único Presidente mantém-se, ano após ano, no controle da Instituição. Como? Através de práticas desleais e ilegais, com fraudes a processos eleitorais e falta de prestações de conta. Que não faz cumprimento do estatuto social arts. 53 a 61 do Código Civil. 
A eleição para uma nova diretoria, que deveriam ocorrer de 3 em 3 anos, foi uma sucessão de absurdos. Nunca houve uma convocatória para tal efeito, nem edital de inscrições de chapas. Os membros da atual diretoria nunca representaram os nossos direitos perante a associação.
Assim, através desta nota, além de denunciar os absurdos que acontecem muito perto de nós, integrantes da Associação Cultural Curumins do Sertão, enquanto guardiões da memória e cultura fariasbritense, vem afirmar o seu repudio às práticas adotadas pela atual gestão da ACCS e pela omissão do processo eleitoral. Buscamos exercer o direito de eleger democraticamente nossos representantes.

Farias Brito – CE, 25 de junho de 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário