quarta-feira, 6 de junho de 2018

Região Forânea I da Diocese do Crato realiza encontro dos tiradores e tiradoras de Renovação

Foto: Reprodução
Por Jornalista Ronuery Rodrigues

A Consagração das Famílias ao Sagrado Coração de Jesus foi uma prática incentivada pelo Padre Cicero Romão Batista (1844-1934) aos seus fiéis. Esta devoção religiosa também conhecido por “RENOVAÇÃO”, é uma tradição mantida pelas famílias do Nordeste, sobretudo nas cidades do Cariri. O ato religioso simboliza o compromisso de fé da família em seguir o Evangelho de Jesus Cristo e tê-lo como chefe da família. Segundo a tradição, em uma aparição a Santa Margarida Maria Alacoque, Jesus Cristo pediu que os fiéis se tornassem devotos do seu Coração, a partir daí surgiu a devoção.

A celebração religiosa pode ser conduzida por um sacerdote, mas sãos os leigos, que anualmente realizam o ato junto as famílias. Homens e mulheres conhecidos por “Tiradores de Renovação”, estarão reunidos no próximo sábado, 9 de junho, no primeiro Encontro de Tiradores e Tiradoras de Renovação. O encontro é uma promoção da Região Forânea I da Diocese de Crato. A programação terá início no Santuário Eucarístico Diocesano e terminará na Sé Catedral. 

A expectativa, segundo a organização, é que cerca de 200 “tiradores e tiradoras de renovação” participem do evento. Eles pertencem a região forânea I, que compreende o município do Crato com 8 paróquias, 3 áreas pastorais e um Santuário.

De acordo com o Vigário Forâneo, Padre José Ricardo Sales, o encontro busca valorizar e resgatar a “Piedade Popular”. “Sabemos que a piedade popular é um traço característico da religiosidade dos nossos povos. A V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe buscou valorizar, resgatar e incentivar esta forma genuína de expressão da nossa fé. Eis, portanto, o nosso objetivo”.

O sacerdote explica que a Piedade popular foi tema de seus estudos (monografia e mestrado) -“Sempre tive o desejo de um dia realizar este encontro, pois percebo que a fé católica nesta região se mantém graças a estas manifestações populares da religiosidade do povo. A renovação ao sagrado coração de Jesus, creio, é a maior.  Dei a sugestão num encontro de Forania, os padres e leigos presentes aceitaram a ideia. Assim surgiu o encontro”, conta.


PROGRAMAÇÃO:
08h Acolhida e Oração no Santuário Eucarístico.
08h30 Caminhada até a Sé Catedral ( Presença de grupos da Cultura Popular).
09h00 Renovação do Coração de Jesus - Diante da Imagem do Coração de Jesus da Sé Catedral.
10h Partilha - Trazer sequilhos, bolos, tapioca, aluá (para ser partilhado).
10h30 - Roda de conversa sobre as experiências celebrativa.
11h30 Oração Final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário