sábado, 21 de outubro de 2023

Artesanato brejo-santense é exposto no Museu do Louvre, em Paris

O artesanato brejo-santense desembarcou, nesta sexta (20), em Paris, mais especificamente no Museu do Louvre, com mais quatro obras cearenses. Durante a noite, o Carrossel do Louvre abriu uma vernissage com as obras, que ficam em exposição até domingo.


Para a mostra, a Secretaria da Proteção Social, por meio da Central de Artesanato do Ceará (CeArt), selecionou cinco artesãos que trabalham com a escultura em madeira para participar, dentro eles, o artesão de Brejo Santo, Francisco Graciano Cardoso, conhecido como Mozinho dos Bonecos.  A secretária da Proteção Social, Onélia Santana, também participa do evento. 


As cinco obras:


Divino Espírito Santo (Silvana), Reisado Jaraguá (Racar), Beata (Graciano), Romaria (Din) e Favela (Paulo Sérgio). As cinco obras falam sobre lendas populares, religiosidade e do cenário urbano da região do Cariri

A mostra é realizada pela Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture, presidida pela jornalista e produtora brasileira Diva Pavesi. A curadoria selecionou cinco esculturas em madeira que falam sobre a arte popular do Cariri. Os artesãos que participam são Silvana Maria dos Santos, Raimundo Caetano (Racar), Francisco Graciano (Mozinho dos Bonecos), Aparecido Gonzaga (Din) e Paulo Sérgio de Souza. A gerente de comercialização da Ceart, Germana Mourão, também participa da viagem.


“Ficamos muito felizes com o convite para apresentar a arte cearense no Museu do Louvre, em Paris. Essa é, sem dúvida, uma oportunidade única de mostrar a história e a identidade do povo cearense, a partir dos nossos artesãos e artesãs, verdadeiros artistas da cultura popular”, destaca a secretária Onélia Santana.



Entre as obras selecionadas, está a da Beata, de Mozinho dos Bonecos.




*Da redação do Blog do Mateus Silva com informações da Secretaria de Proteção Social do Governo do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário