terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Nos 15 anos do Samu 192 Ceará, 20 novas ambulâncias chegam para renovar a frota

 

O governador Elmano de Freitas entregou, na manhã desta terça-feira (31), em Fortaleza, 20 novas ambulâncias ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará. A entrega contou com as presenças de profissionais da saúde, da vice-governadora Jade Romero, secretária da Saúde do Ceará, Tânia Coelho, e outras autoridades, entre deputados e prefeitos.


A base do Samu em Brejo Santo recebeu uma Unidade de Suporte Básico, informou o deputado estadual Guilherme Landim, que esteve presente no evento juntamente com a prefeita Gislaine Landim.


Dos novos veículos que chegam para renovar a frota, 14 são do tipo Unidade de Suporte Avançado (USA), a UTI Móvel, e foram comprados pelo Governo do Ceará. As outras seis ambulâncias foram adquiridas pelo Ministério da Saúde, sendo duas USAs e quatro do tipo Unidade de Suporte Básico (USB).


Ao relembrar a implantação do Samu em todo o Brasil, o governador defendeu a importância de investimento contínuo para ampliar a estrutura e valorizar os profissionais. “Com essa entrega, cobrimos 100% do território cearense. Temos o Samu com a maior cobertura do pais, com nossos 183 municípios. Aguardamos mais 35 ambulâncias para distribuir em nosso estado. Ter mais Samu representa mais condição de proteger a vida do povo cearense. São muitas vidas salvas e sofrimentos atenuados graças à atuação do Samu. Nosso compromisso é fortalecer o Samu Ceará, para continuar sendo o maior e melhor do Brasil. Com o novo Ministério da Saúde, vamos poder realizar ações comuns”, afirmou.

O Samu Ceará teve início em 2008, atuando em 14 municípios. Em 2020, atingiu 100% do território cearense. É o serviço com maior cobertura geográfica do Brasil. São 183 municípios atendidos, com exceção de Fortaleza, onde o serviço é municipalizado. Em 15 anos, foram atendidas 538 mil ocorrências em todo o Ceará.


“Nós precisamos muito dos profissionais do Samu, que são altamente qualificados, e ofertam serviço de qualidade. Nossas equipes realizam cerca de cem atendimentos diários e três mil por mês. Nós só temos a agradecer”, complementou a titular da Saúde, Tânia Mara.


Ainda sobre a cobertura estadual, o Samu 192 Ceará possui, atualmente, três Centrais de Regulação das Urgências (CRUs): a CRU Eusébio, regulando as Regiões de Saúde de Fortaleza, Litoral Leste/Jaguaribe e Sertão Central; a CRU Juazeiro do Norte, que regula a Região de Saúde do Cariri; e a CRU Sobral, atendendo à Região de Saúde de Sobral. Ao todo, são 121 Bases de Apoio e 166 unidades móveis, sendo três de resgate aeromédico, 29 Unidades de Suporte Avançado (USAs), 131 Unidades de Suporte Básico (USBs) e três motolâncias.



*Com Ascom Gov. do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário