terça-feira, 14 de junho de 2022

Ceará tem ponto facultativo na quinta de Corpus Christi e na sexta-feira

Foto: Fabiane de Paula/SVM

O Ceará terá ponto facultativo na quinta-feira (16), data em que os católicos celebram Corpus Christi, e também na sexta (17). A medida foi anunciada nesta quarta-feira (14) pela governadora Izolda Cela em redes sociais.

Conforme a governadora, o decreto determinando o ponto facultativo será publicado no Diário Oficial do Ceará desta quarta.


A igreja católica comemora nesta data a instituição da eucaristia. A liturgia de Corpus Christi teve início na Bélgica, no século XIII, quando uma freira afirmou ter tido visões de Jesus demonstrando o desejo que a eucaristia fosse celebrada por todos os fiéis.


O ponto facultativo é folga garantida para servidores públicos. Empresas privadas podem definir se dão ou não um dia de descanso para os empregos. Caso a empresa opte por manter as atividades, os empregados devem comparecer ao local de trabalho sem direito a extra.


O ponto facultativo é definido sempre pelo governo, seja federal, estadual ou municipal.


Diferentemente do ponto facultativo, no dia de folga o trabalhador tem direito a um dia de descanso; em caso de postos de trabalho onde não pode parar, como hospitais, o emprego recebe o valor em dobro pelo dia de trabalho.



*Fonte: G1/CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário