segunda-feira, 21 de março de 2022

Espedito Seleiro recebe a Medalha da Abolição na próxima sexta-feira , 25

O mestre e artesão caririense Espedito Seleiro será contemplado com uma das honrarias mais nobres do Ceará, a Medalha da Abolição. O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana, no último dia 8 de março, onde além dos equipamentos a serem inaugurados, confirmou quais seriam os agraciados com a homenagem. Além do mestre Espedito, recebem a medalha, referente ao ano de 2020, Socorro França e o humorista cearense Tom Cavalcante.


Espedito Veloso de Carvalho, o popular Espedito Seleiro, é filho do Cariri e seleiro de ofício ao aprender a confeccionar selas com oitos anos de idade. Um dos grandes artistas do Brasil com suas peças de couro, hoje é mestre da cultura do Ceará, e reconhecido internacionalmente. “Recebi, com honra e alegria, a notícia da concessão de tão simbólica medalha! O governador me informou pessoalmente e eu fiquei extremamente feliz!”, disse o artesão.


A comenda, instituída em 1963, reconhece o trabalho relevante de brasileiros para o Estado ou para o Brasil e será entregue no dia 25 de março, data Magna do Ceará, que celebra o marco histórico do fim da escravidão em terras cearenses. A escolha é feita por uma comissão, instituída em um decreto. Após três anos de ausência do evento, devido à pandemia, o chefe do Executivo cearense entregará pessoalmente a comenda a cada um dos homenageados referentes aos anos de 2020, 2021 e 2022.



*Com George Wilson/Badalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário