Foto: Fátima Holanda |
Gestores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Ceará) visitaram, nessa terça-feira (8), a Central de Regulação de Urgência (CRU) do Cariri, em Juazeiro do Norte, responsável por atender às demandas de 45 municípios – com 1,5 milhão de habitantes. Na ocasião, o diretor-geral do Samu no Estado, Khalil Feitosa, anunciou a chegada de três novas ambulâncias para qualificar a assistência na região, reduzindo o tempo-resposta dos chamados.
“A CRU Cariri tem feito um trabalho muito bom, o que constatei in loco durante a visita. Nos anos de 2020 e 2021, período de pandemia da covid-19, foram realizados muitos atendimentos e muitas transferências. A partir do trabalho dos profissionais de saúde do Samu na região, famílias puderam ter desfechos mudados para melhor”, avaliou Feitosa, também médico emergencista.
A Central foi implantada em 2014 e, em sete anos, atendeu a mais de 150 mil ocorrências, entre atendimentos e transferências de pacientes. Afora os três novos veículos, o equipamento possui 31 bases e uma frota de 40 ambulâncias, sendo cinco unidades de suporte avançado (USA) e 35 de suporte básico (USB), além de uma base com serviço aeromédico.
Samu 192 Ceará
A instituição no Ceará possui a maior área de atuação no Brasil. Com gestão tripartite, a União fornece as ambulâncias, custeando também a manutenção das viaturas, e o Estado mantém o quadro de profissionais de saúde. Os municípios, por sua vez, são responsáveis por disponibilizar as bases e preservar os locais.
Para o condutor socorrista Cleidivan Vieira, que trabalha desde 2014 na base de Juazeiro do Norte, “a visita [da comitiva] foi importante para que a equipe de profissionais interaja com o gestão” e que esta “escute os nossos anseios”.
Além do diretor-geral, participaram da visita o diretor técnico do Samu Ceará, Nilson Mendonça, e a coordenadora de Enfermagem, Luciana Teles. Na última semana, a equipe acompanhou o trabalho da base do Serviço em Sobral.
*Da redação do Blog do Mateus Silva com Ascom Samu 192 Ceará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário