terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

SSPDS e Centro de Referência LGBT+ firmam parceria para prevenir casos de violência

Foto: SSPDS-CE

Com foco na prevenção à violência contra a comunidade LGBTQIA+, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), por meio do Batalhão de Policiamento de Prevenção Especializada (BPEsp) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), firmou, nesta terça-feira (15), uma parceria institucional com o Centro Estadual de Referência LGBT+ Thina Rodrigues. O acordo foi firmado em uma reunião realizada na sede da SSPDS-CE, em alusão ao Dia Estadual e Municipal de Enfrentamento à Transfobia.


Ao dialogar com representantes de movimentos sociais, o secretário da SSPDS-CE, Sandro Caron, ressaltou a importância de atuar com foco na prevenção de crimes contra a comunidade LGBTQIA+. “Queremos manter esse diálogo contínuo, para construir protocolos de atuação e fazer uma segurança pública cada vez mais inclusiva às demandas deste grupo vulnerável”, afirmou o titular da pasta.


Durante o encontro, a SSPDS-CE, por meio do BPEsp da PMCE, e o Centro Estadual de Referência LGBT+ Thina Rodrigues, equipamento vinculado à Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), acordaram por uma cooperação que trata do encaminhamento de denúncias recebidas pela instituição de acolhimento, para o Batalhão Especializado. Assim, as vítimas de violência que procurarem pelo Centro Estadual serão acompanhadas individualmente por composições de policiais militares especializados no atendimento humanizado a grupos vulneráveis. “Tudo o que queremos é impedir que os crimes aconteçam. Com essa articulação, podemos conhecer e acolher essa vítima, compreender sua vulnerabilidade e direcionar possíveis alternativas, reduzindo as chances de novos episódios de violência”, destaca o major da PMCE, Messias Mendes, comandante do BPEsp.


O acordo foi celebrado pela coordenadora do Centro, Silvinha Cavalleire. “Além desse novo fluxo, é importante destacar que o Ceará está a frente de outros estados nas ações de Segurança Pública. Esse diálogo é fundamental para manter essa posição e certamente esse apoio do BPEsp vai fazer a diferença na vida das pessoas LGBTQIA+ cearenses. Ressalto também a importância do Disque-Denúncia, por meio do 181, mais uma ferramenta do Estado para a proteção da comunidade”, afirma a coordenadora. O coordenador de Políticas Públicas para LGBT da SPS, Narciso Júnior, também destacou o mérito da iniciativa. “Quando a pessoa não é acolhida pelos familiares ou vizinhos, por exemplo, por conta da sua orientação sexual ou identidade de gênero, é importante encontrar o acolhimento do Estado para reduzir os impactos da vulnerabilidade”, disse.


Denúncias

As denúncias relacionadas aos casos de violência contra as pessoas LGBTQIA+ podem ser feitos pelo Disque-Denúncias da SSPDS-CE, por meio do 181, ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos. O registro pode ser feito também na Delegacia Eletrônica, no endereço: https://www.delegaciaeletronica.ce.gov.br/.


Para solicitar o atendimento via BPEsp da PMCE, o cidadão pode entrar em contato pelo telefone do plantão: (85) 8902-3372, que também é WhatsApp. Já para o Centro Estadual de Referência LGBT+, as denúncias podem ser feitas de forma presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou por meio eletrônico, pelo email: cerlgbt@sps.ce.gov.br.


*Fonte: SSPDS-CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário