terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Comitiva presidencial desembarca em Juazeiro do Norte

Foto: Diogo Alencar

O presidente Jair Bolsonaro, junto a comitiva presidencial, desembarcou na manhã desta terça-feira (8) no Aeroporto de Juazeiro do Norte. Este seguiu em direção o município de Salgueiro, onde visitará a Estação de Bombeamento 3 (EBI-3), do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco em Pernambuco, onde participa da Cerimônia de Inauguração do Núcleo de Controle Operacional. Conforme a assessoria do Ministério do Desenvolvimento Regional, o presidente retorna a Juazeiro, para então seguir para o município caririense de Jati, cumprindo agenda em estruturas do Eixo Norte na barragem da cidade.


Junto a Bolsonaro está o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, bem como políticos e autoridades do Ceará. Às 13h40, o presidente deve desembarcar em Juazeiro com destino a Barragem de Jati para a Cerimônia Alusiva ao Ato de Liberação das Águas do Rio São Francisco para o Estado do Ceará.


Esta é quinta vez que Bolsonaro visita o Ceará, e a terceira que vem a região do Cariri, pela qual ele mais passou no Estado desde que assumiu a presidência. Ainda está prevista uma visita ao município paraibano de São José de Piranhas, onde se localiza o último trecho da transposição.


Visita técnica


A estrutura da Estação de Bombeamento 3 (EBI-3), em Pernambuco, é composta por um conjunto de motobombas, válvulas e acessórios interligados capazes de garantir um volume contínuo de adução de água. A partir da EBI-3, a água segue o trajeto por canais e reservatórios até o Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.


No local, também está prevista visita ao Núcleo de Controle Operacional (NCO), que é responsável por concentrar, processar e controlar as redes de Tecnologias de Informação, as estações de bombeamento, subestações, estruturas de controle e tomadas de água dos dois eixos do Projeto São Francisco (Norte e Leste). A instalação do NCO teve início em 2014 e foi concluída em maio de 2021.


No Ceará, será realizada visita à Barragem de Jati, estrutura que possui 56 metros de altura e capacidade de acumular até 28 milhões de metros cúbicos de água. O acionamento para enchimento da barragem aconteceu em junho de 2020, possibilitando que a água seguisse para outras regiões do estado, entre elas a Região Metropolitana de Fortaleza.


Durante a visita, será realizada a liberação de água da estrutura até o Cinturão de Águas do Ceará (CAC). O empreendimento não recebe água do São Francisco desde maio de 2021, devido a serviços de manutenção e substituição de equipamentos para modernização da estrutura.


Na Paraíba, a comitiva irá a São José de Piranhas, onde será realizada visita ao último trecho do Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco, entre as Barragens Caiçara e Engenheiro Avidos. O trecho foi inaugurado pelo Governo Federal em outubro de 2021, após investimentos de quase R$ 50 milhões, e permitiu a passagem das águas do Velho Chico para terras potiguares.



*Com George Wilson/Badalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário