quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Porteiras sedia II Encontro Regional de Extrativistas

O cheiro da comida artesanal misturava-se ao aroma de hortaliças que estavam à mesa, oferecendo-se a quem desejasse saborear junto à bebida, igualmente caseira, que adornava as entradas. Ao fundo, sons típicos do coco e pisada em roda de cantiga, o cenário mais clássico de uma comunidade das terras Kariris.


O II Encontro de Extrativistas da Chapada do Araripe, realizado nesta terça-feira (30) no sítio Vassourinha, em Porteiras, expôs um resumo do potencial agrícola da região, produtos para visitantes verem e levarem para casa. Numa promoção do Governo Municipal, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade/ICMBIO, IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o evento recebeu comitivas de 18 municípios, incluindo extrativistas do Piauí e Pernambuco.


Na abertura, a mestra da cultura Maria de Tiê e seu grupo da Dança do Coco fizeram acolhida aos participantes com música, para, em seguida,  o prefeito Fábio Pinheiro Cardoso fazer uso da palavra, enaltecendo a organização da Agricultura Municipal, destacado a secretária Edna Cleide, equipe e órgãos parceiros, ao tempo em que saudou nominalmente os convidados da mesa. Fábio ouviu elogios do representante do ICMBIO, Carlos Augusto, pelo potencial porteirense no extrativismo, reconhecimento reforçado por Eduardo Carvalho, superintende da Conab, e José Dias Ferreira, da Ematerce.


Outras entidades e convidados que estiveram presentes:

- Embrapa (Luís Veras);

- Fetraece (Joatan Magalhães);

- Banco do Brasil (Flávio Primo);

- Banco do Nordeste (Cícero Romão);

- Câmara Municipal (Luiz Gerônimo);

- Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Porteiras, Jardim e Crato;

- Empresa Agrodoia (Exu-PE);

- Empresa PVP (Piauí);

- Sanrisil (São Paulo).



SINALIZE



E a semana foi de uma agenda movimentada em Porteiras. Na quinta-feira (02), o município ampliou as obras do programa Sinalize, em parceria com o Governo do Estado.


Ao lado do deputado estadual Guilherme Landim, o prefeito Fábio Pinheiro Cardoso visitou trechos em execução, de uma ação que já ultrapassa 30 mil m² (etapas 2018 e 2021) em ruas da cidade e agora do Distrito Simão.





*Da redação do Blog do Mateus Silva com Ascom Gov. de Porteiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário