sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Médico pediatra alerta para cuidados com sangramento nasal e diarreia em crianças

 

Tais doenças são mais comuns nessa época de mudanças climáticas repetidas e aulas presenciais 


O verão é uma das estações que mais traz consigo problemas de saúde para as pessoas, principalmente para as crianças. Devido às altas temperaturas e o clima seco, que podem chegar a 40° em dias específicos, os pequenos ficam mais suscetíveis a apresentarem alguns probleminhas de saúde, sem falar que muitas crianças retornaram para as aulas presenciais na educação infantil.


O médico pediatra, Walden Neto, que atende na Hapclinica e Hospital Sto Antônio, destaca que as doenças mais comuns nessa época do ano são sangramento de nariz e diarréias. Vale destacar que as hemorragias nasais são comuns em crianças e geralmente são de curta duração.  “Sempre que puder procure um pediatra para cuidar da saúde do seu filho. É importante esse cuidado”, alerta o especialista que também atende a domicílio.


Algumas das recomendações para evitar problemas de saúde são beber bastante água para manter sempre o corpo hidratado, além de usar roupas bem leves. Essas dicas podem ajudar e evitar algumas doenças típicas dessa época do ano. No caso das Diarreias sazonais, elas são provocadas por altas temperaturas que favorecem a transmissão e proliferação de vírus e bactérias. 


Segundo Walden, é importante evitar locais aglomerados, se hidratar e descartar o uso de alimentos comprados na rua e sem lavar. Podem apresentar quadros agudos, com duração de sete dias, persistentes, com duração de duas a quatro semanas, e crônicas, durando mais de quatro semanas.


“As diarréias agudas são quadro virais ou bacterianos leves que o controle é mais tranquilo, havendo assim uma frequência maior de pacientes em emergências e consultórios nessa época do ano. O tratamento consiste em hidratar, lançar mão de antibióticos mediante exames e reforçar o zinco como himunomodulador”, disse.


Quando os sintomas passam de sete dias, torna-se mais grave e há necessidade, assim, do acompanhamento com pediatra para um melhor manejo e tratamento da criança, sem perda de peso, desidratação e problemas mais sérios.



Assessoria Commonike


Nenhum comentário:

Postar um comentário