quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Criança é salva por profissionais da Ciopaer após se afogar em piscina no Cariri

 

Foto: SSPDS-CE

Um garotinho de três anos foi salvo por uma equipe de médicos e de enfermeiros da base da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), no final da tarde dessa quarta-feira (16), no município de Juazeiro do Norte, na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Ceará. A criança havia se afogado em uma piscina.


O menino estava em uma festa de aniversário, acompanhado de um responsável e de conhecidos, quando se afogou. Para socorrê-lo de maneira mais rápida, um dos adultos conduziu a criança até a base da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) de Juazeiro do Norte, localizada no bairro Aeroporto, em razão da proximidade do local onde o menino foi encontrado.


O garoto chegou com um quadro de parada respiratória e sintomas de cianose, que se caracteriza pela cor azulada da pele decorrente de oxigenação insuficiente do sangue. “Fomos abordados com um caso atípico. O garoto chegou em estado grave, mas tinha pulso. Daí fizemos uma ventilação assistida, realizando o atendimento com êxito”, relata José Pimentel Neto, enfermeiro socorrista da Ciopaer.


Uma equipe que estava de plantão realizou uma massagem cardíaca e a estabilização da respiração. “Conseguimos reanimá-la a tempo de não ir a óbito. Fica o alerta para os pais e responsáveis para manterem os cuidados redobrados com as crianças em locais como piscinas, parques aquáticos, balneários, praias e lagoa. É importante não deixar a criança desacompanhada nesses lugares”, explica o médico da Ciopaer, Fabiano Alves de Brito.


A ação contou com o apoio de uma ambulância de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para conduzi-lo até uma unidade hospitalar da região. “Essa ocorrência firma a missão da Ciopaer com o atendimento médico, e com equipes 24 horas por dia para atender aos cearenses”, ressalta o coronel Yure Rios da Ciopaer.



*Fonte: SSPDS-CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário