Foto: Divulgação/Fiocruz |
O Ministério da Saúde em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz e Prefeitura de Brejo Santo através da Secretaria da Saúde e Agente de Combate às Endemias (ACE), estão realizando a Campanha 10 minutos contra o Aedes. A iniciativa é baseada nos estudos dos pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).
A campanha de mobilização, controle e enfrentamento à proliferação do mosquito Aedes aegypti, visa reduzir o número de casos da doença nos municípios consiste na convocação da população para que diariamente dedique 10 minutos ao combate do mosquito transmissor de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya.
Em Brejo Santo, as ações são coordenadas pela Vigilância Sanitária, através dos Agentes de Combate às Endemias e integram a rotina das equipes que atuam diariamente nos bairros da cidade a fim de conscientizar a população sobre atitudes simples, mas fundamentais, de combate ao mosquito Aedes aegypti.
Esta época do ano antecede o verão inicia-se o período epidêmico (novembro-maio) para as arboviroses urbanas (Dengue, Chikungunya e Zika), porque o calor e a água acumulada das chuvas trazem condições ideais para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão dessas doenças.
Para orientar ação de 10 Minutos contra o Aedes, um guia de checagem que destaca os 13 criadouros estratégicos no ambiente doméstico foi elaborado. O material destaca as principais medidas de prevenção e disponibiliza uma tabela para auxiliar na sua checagem semanal.
Confira o guia e faça sua parte na luta contra o Aedes: CLIQUE AQUI
*Da redação do Blog do Mateus Silva com Ascom/PMBS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário