segunda-feira, 18 de outubro de 2021

”O brincar para o desenvolvimento humano é fundamental”, explica fisioterapeuta infantil do Cariri

 

”O adulto de hoje é reflexo da criança que você foi no passado”, diz Irma Katarine


Estamos no mês mais divertido do ano, que é dedicado às crianças. Uma das coisas mais importantes quando falamos sobre crianças é o brincar.


Você sabe qual a importância do “brincar” na vida dos pequenos?


“O brincar é a primeira forma de expressão do indivíduo desde que somos bebês. Desde que estamos no útero da nossa mãe a gente já brinca. Brincamos com o cordão umbilical, com nossas mãos, com o corpo. Já utilizamos nosso corpo para ter experiências. Quando saímos da barriga tudo que podemos usar ao nosso redor vira brincadeira”, explica a Fisioterapeuta Irma.


É através das brincadeiras durante a infância que a criança consegue se desenvolver, desenvolvimento este que leva para a vida toda.


“O brincar para a criança é a formação desse indivíduo. O adulto de hoje é reflexo da criança que você foi no passado. O adulto que tem condições de aprender, de estar na faculdade, condições de trabalho, capacidade de foco de atenção, controle sobre suas emoções, de relacionamentos, socialização. Ele é a consequência daquela criança lá no passado, que teve oportunidade de brincar, de se relacionar com outras crianças”, explica Irma.


Cada etapa do desenvolvimento infantil exige um tipo de brincadeira diferente, que a própria fase que a criança está vivenciando vai pedindo essa descoberta por coisas novas e por outros tipos de necessidades que requer novas formas de brincar.


Ainda segundo Irma Katarine, “Se você prestar atenção, crianças por volta de 7, 8 anos em qualquer lugar do mundo gostam de brincadeiras de competição, onde elas têm muito movimento, muita expressão corporal. Isso não é à toa, nosso corpo é programado geneticamente para ter experiências que vão construindo aprendizados. A brincadeira é a forma que o cérebro faz com que o corpo busque a experiência que ele está pedindo. Então, bebês de 1 ano, crianças de 10 anos ao redor do mundo vão provavelmente brincar de coisas parecidas”.


Além de ser divertido, o brincar proporciona diversas coisas boas para os pequenos. Eles precisam vivenciar essa experiência em sua vida.


“Porque o brincar é para isso, é para que essa criança explore o mundo ao redor dela, explore o potencial do seu corpo o máximo que ele puder dar, e para que ela construa a aprendizagem que vão construir o futuro adulto, vão formar a capacidade cognitiva, intelectual, de relacionamento, de controle das emoções desse adulto no futuro. É a forma que a gente encontrou de se relacionar conosco e com o mundo ao nosso redor”, relata a Fisioterapeuta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário