terça-feira, 19 de outubro de 2021

Interiorização do CPRaio já leva policiamento ostensivo para 50 municípios

Foto: Marcos Studart

Mobilidade e agilidade. São com essas características que a maior unidade motociclista do Brasil atua há 17 anos proporcionando segurança a toda população cearense. Nesta segunda-feira (18), o Ceará alcançou a marca de 50 unidades instaladas do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), após inauguração de mais uma base, no município de Várzea Alegre. Com isso, o Estado mantém como referência nacional de policiamento sobre duas rodas.


Em 2004, quando foi criado, o grupamento motorizado iniciou suas ações com foco no policiamento de duas rodas para um combate aos crimes mais rápido e preciso. A unidade, que inicialmente contava apenas com 16 policiais militares e oito motocicletas, alcançou um novo patamar após ser expandida e elevada à companhia independente, em 2011.


De lá pra cá, as características específicas do próprio policiamento especializado transformou o grupamento na maior unidade motociclista do país. O secretário da SSPDS, Sandro Caron, aproveitou para enaltecer a história e os bons resultados alcançados na área da segurança com o trabalho dos policiais, na manhã de hoje, durante a inauguração da 50º base do CPRaio em Várzea Alegre.


“Não tenho dúvida que investir em segurança pública é uma das grandes marcas do Governo do Ceará. Com a inauguração de mais uma base chegamos a um número bastante expressivo. Destaco que o Raio é sinônimo de eficiência, de prisões e de apreensões onde chega. Agora, Várzea Alegre possui mais um reforço para o combate aos crimes na região. São policiais treinados e capacitados para garantir a sensação de segurança a toda a população. Seguiremos trabalhando em todo o Estado com inteligência e operacionalidade para levar mais segurança, paz e tranquilidade a todos os cearenses”, frisou o secretário.


Expansão do CPRaio

Atualmente, o efetivo total da especializada conta com 2.548 policiais militares atuando em 50 municípios do Interior, RMF e na Capital, com o auxílio de 1.663 motocicletas e 89 viaturas. Além de Fortaleza, existem 13 bases do CPRaio na Região Metropolitana. Os locais contemplados são os municípios de Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Eusébio, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, São Gonçalo do Amarante e Trairi.


Já no interior, com a 50ª base inaugurada na cidade de Várzea Alegre, o número chega a 36. As unidades abrangem os municípios de Acaraú, Acopiara, Aracati, Barbalha, Baturité, Beberibe, Boa Viagem, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Crateús, Crato, Granja, Icó, Iguatu, Itapajé, Itapipoca, Itarema, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Limoeiro do Norte, Mauriti, Mombaça, Morada Nova, Parambu, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Santa Quitéria, São Benedito, Sobral, Tauá, Tianguá, Viçosa do Ceará. Todos os municípios contemplados contam com mais de 30 e 50 mil habitantes.




*Da redação do Blog do Mateus Silva com Ascom SSPDS-CE.


Nenhum comentário:

Postar um comentário