Neste terceiro dia do II Fogesp, o ex-prefeito de Brejo Santo, o cearense Guilherme Landim, mostrou a todo o País, como usou os processos de gestão para alcançar a melhoria na educação de seu município.
Na palestra, Guilherme Landim fez uma comparação da gestão na educação do município antes e depois de aplicar o modelo de gestão eficiente em Brejo Santo.
De acordo com o ex-gestor, as escolas passaram por melhorias, que chegaram a alcançar notas acima do próprio estado do Ceará e até de todo o País.
"Eu fui apenas um dos instrumentos para esse resultado. O empenho mesmo foi dos professores, servidores, e, sobretudo, dos pais e alunos", destacou Guilherme.
Durante a apresentação do atual deputado Guilherme, várias perguntas foram enviadas para que ele respondesse sobre os desafios que enfrentou durante sua gestão.
"Aplicamos a meritocracia. Nas escolas em que os resultados eram melhores, os ganhos seriam maiores, onde a escola não evoluia, não havia ganho. Assim, as escolas vencedoras eram contempladas com um 14º salário, do porteiro aos diretores. Isso é reconhecimento e valorização dos servidores", ressaltou.
Guilherme lembrou ainda que o grande desafio é compartilhar e levar essa metodologia para todos os municípios do Ceará. "Como deputado estadual, esse é o grande desafio. Vale lembrar o apoio do governo do estado, que ajudou aos municípios que queriam acertar", afirmou.
Questionado sobre como deveria ser aplicada a metodologia por todo o País, o ex-prefeito destacou que é preciso ter vontade política para fazer o que é correto. "O político pode fazer política, mas tem que ter em mente que ele deve colocar as pessoas certas nos locais certos, para que as coisas possam funcionar de verdade e chegar aos resultados esperados. Mais do que ser premiado, o importante é que as crianças e os jovens estão aprendendo de verdade", disse.
O mediador da palestra, o presidente do CRA-CE, Adm. Leonardo Macedo, lembrou que na gestão de Guilherme Landim, o profissional de administração foi reconhecido e valorizado. "Foram selecionados administradores para diversas áreas logo no primeiro concurso realizado em Brejo Santo. A atuação deles foi fundamental para apontar como angariar recursos para evoluir na gestão. Os administradores orientaram que se o município alcançasse índices melhores em áreas como saúde, meio ambiente e outras, mais recursos poderiam chegar para serem utilizados em benefício da população de Brejo Santo", destacou.
*Fonte: CRA-CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário