segunda-feira, 10 de maio de 2021

Ceará é o único estado do Nordeste a operacionalizar vacinação de atletas olímpicos

Foto: Eugene Hoshiko/AP

O Ceará, por meio das secretarias da Saúde do Estado (Sesa) e de Fortaleza, além do Comando da 10ª Região Militar, vai vacinar contra a Covid-19 atletas olímpicos e membros da delegação brasileira que representarão o País nos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020 – remarcados para 2021 em decorrência do agravamento dos casos da doença no ano passado. Outros cinco estados também imunizarão os desportistas.


Ao todo, 1.266 pessoas receberão a vacina da Pfizer. Destas, 26 no Centro de Eventos, em Fortaleza, de 12 de maio a 21 de junho. O período contemplará a aplicação das duas doses do imunizante, que deve ter intervalo de 21 dias entre primeira e segunda doses. O Ceará é único estado do Nordeste a operacionalizar a imunização.


Os imunobiológicos foram doados pela farmacêutica Pfizer, ou seja, não foram retirados do quantitativo enviado às unidades federativas para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19. Portanto, não afetará o esquema vacinal em andamento dos grupos prioritários.


“O Ceará é um dos estados com a maior concentração de atletas e/ou membros da delegação, por isso foi convidado a participar dessa operacionalização. Temos muito orgulho em contribuir na vacinação dos representantes do Estado e do Brasil para que haja, assim, mais segurança nas Olimpíadas”, destaca Ricristhi Gonçalves, da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde da Sesa.


A logística de imunização está sendo articulada entre o Comitê Olímpico Internacional (COI) e os Ministérios da Saúde (MS) e da Defesa. Maior evento esportivo do mundo, os Jogos Olímpicos estão previstos para ocorrer de 23 de julho a 8 de agosto deste ano.


Vacinação por estado:

Ceará: 26

Rio Grande do Sul: 52

Rio de Janeiro: 448

São Paulo: 649

Distrito Federal: 40

Minas Gerais: 51

Total: 1.266 pessoas




*Fonte: Sesa/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário